A Petrobras (PETR4) solicitou acesso ao virtual data room da Braskem (BRKM5), conforme documento encaminhado ao mercado.
A petroleira explicou que inicia, assim, o processo de due diligence, conforme regras previstas no Acordo de Acionistas da Braskem assinado com a Novonor, para eventual exercício de tag along ou de direito de preferência, na hipótese de alienação das ações detidas pela ex-Odebrecht.
“Vale destacar que não houve qualquer decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho de Administração em relação ao processo de desinvestimento ou de aumento de participação na Braskem, sendo esta apenas uma etapa necessária referente aos direitos de tag along e de preferência previstos no Acordo de Acionistas”, disse.
E acrescentou que, nesse sentido, decisões sobre investimentos e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e estudos técnicos, em observância às práticas de governança e aos procedimentos internos aplicáveis.
Cabe lembrar que um data room virtual para M&A (fusões e aquisições) é um arquivo virtual onde empresas podem hospedar, compartilhar e acessar documentos confidenciais.
Petrobras (PETR4) e Braskem (BRKM5)
A Braskem é um ativo que está em fase de desinvestimento por parte das Novonor e a proposta que mais avançou, até o momento, foi feita pela Unipar Carbocloro (UNIP6), uma das principais indístrias químicas do Brasil.
Outras organizações interessadas na petroquímica são a J&F, holding controladora do Grupo JBS (JBSS3), bem como a gestora Apollo e a companhia árabe Adnoc.
Maceió
A razão pela qual a Novonor quer se desfazer do ativo tem a ver com o processo de reestruturação pelo qual a companhia passou por conta de ter sido envolvida na Operação Lava Jato, quando operava como Odebrecht.
Ainda assim, há uma certa desconfiança por parte do mercado acerca da alienação da Braskem, visto que a companhia está arrolada em um processo judicial por conta de afundamento de solo em bairros de Maceió, a capital das Alagoas, onde extraía sal-gema.
Unipar
A proposta da Unipar se trata de uma oferta de R$ 10 bilhões e manutenção de alguma posição da Novonor na companhia, em torno de 4%.
Bolsa
A ação BRKM5 encerrou o dia 10 de julho de 2023 cotada em R$ 26,62.

- SAIBA MAIS SOBRE A BRASKEM (BRKM5) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE