A Petrobras (PETR4) assinou nesta data contratos de partilha de produção dos blocos Sudoeste de Sagitário, Água Marinha e Norte de Brava, arrematados no ciclo de oferta permanente da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em 16 de dezembro de 2022.
De acordo com documento encaminhado ao mercado, a estatal pagou bônus de assinatura total de R$ 729 milhões pelas áreas.
Também traz que o bloco Norte de Brava, na Bacia de Campos, foi adquirido integralmente pela Petrobras. O Sudoeste de Sagitário, no pré-sal da Bacia de Santos, foi arrematado em parceria com a Shell Brasil, tendo a Petrobras como operadora, com participação de 60%.
E acrescenta que para o bloco Água Marinha, na Bacia de Campos, a estatal aderiu à proposta do consórcio vencedor liderado pela otalEnergies EP (30%), em parceria com Petrobras (20%) e QatarEnergy (20%).
Petrobras (PETR4): dividendos
Mais cedo a estatal afirmou que os estudos sobre aperfeiçoamento da política de remuneração aos acionistas permanecem em andamento e não houve nenhuma decisão tomada sobre o tema.
Em comunicado encaminhado ao mercado, a empresa disse que o Conselho de Administração determinou em maio que a diretoria executiva elaborasse proposta para aperfeiçoar a remuneração, incluindo a possibilidade de recompra de ações.
Contraponto
O posicionamento da Petrobras, em relação aos dividendos, foi um contraponto a reportagem da imprensa segmentada que destacava que a companhia deve manter dividendo de dois dígitos e fazer recompra inédita de ações em 2023.
O conteúdo elencava que os dividendos da companhia em 2024 devem cair com aumento de investimentos, conforme tendência que o governo federal pretende implementar na petroleira.
Bolsa
A ação PETR4 encerrou o dia 5 de julho de 2023 cotada em R$ 30,11.

- SAIBA MAIS SOBRE A PETROBRAS (PETR4) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE