A Argentina pediu à Petrobras (PETR4) a postergação de pagamento por energia, segundo O Globo.
De acordo com o periódico, o movimento diz respeito a contratos que a petroleira tem com o país vizinho, para fornecimento, e a estatal avalia o que pode ser feito neste caso.
Também traz que a companhia gera energia elétrica através de suas térmicas, e a Argentina busca melhores condições para honrar seus compromissos financeiros diante das dificuldades econômicas do país, que por outro lado precisa de energia para enfrentar o inverno e aquecer as casas.
E acrescenta que o pedido ocorreu durante um encontro entre os presidentes dos países, Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernández, em Brasília, na semana passada, no qual o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, também participou.
Petrobras (PETR3; PETR4): energia térmica
Ainda de acordo com o jornalão, a energia térmica tem que ser paga pela Argentina a cada 30 dias, e o país vizinho deseja postergar para a cada 180 dias.
Vale lembrar que neste ano o Brasil exporta o ativo para a Argentina e o Uruguai, principalmente a partir das hidrelétricas, cuja geração foi beneficiada pelo regime hidrológico favorável, que pressionou os preços internos.
Até abril, essa exportação de “vertimento turbinável” (EVT) rendeu mais de R$ 466 milhões ao país, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Lula e Fernandez
Os dois presidentes se aproximaram já nos primeiros dias do governo Lula. A iniciativa foi uma forma de estreitar laços com países vizinhos, cujas relações ficaram supostamente abaladas em governos anteriores, segundo discursos do atual presidente brasileiro.
Além disso, há uma intenção de que o Brasil lidere o bloco Sul Americano, justamente por ser o maior país da Região, bem como por ter a economia mais robusta entre seus pares.
Bolsa
A ação PETR4 encerrou o dia 3 de julho de 2023 cotada em R$ 30,08.

- SAIBA MAIS SOBRE A PETROBRAS (PETR4) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE