A Apple (AAPL; $AAPL34) anunciou a chegada do serviço de pagamentos “Tap to Pay” ao Brasil nesta terça-feira (19). A tecnologia, que não terá taxas atreladas, permite pagamento via iPhone, por aproximação, e dispensa maquininhas de pagamentos.
“O novo recurso permitirá que milhões de comerciantes, de pequenas empresas e grandes varejistas, aceitem o Apple Pay, cartões de crédito e débito por aproximação e outras carteiras digitais com segurança e facilidade usando apenas o iPhone e o app do parceiro para iOS, sem a necessidade de equipamentos ou terminais de pagamento adicionais”, disse a Apple, em comunicado.
O Brasil é o sexto país a ter acesso ao Tap to Pay, que já está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Holanda e Taiwan.
O Tap to Pay é compatível com modelos a partir do iPhone XS, com a versão mais recente do sistema operacional da Apple, o iOS 17, que foi liberado para atualização na segunda-feira (18).
A companhia orientou que, ao finalizar o pagamento, o comerciante só precisa pedir ao cliente que aproxime seu iPhone ou Apple Watch do iPhone do comerciante para pagar com Apple Pay, cartão de débito ou crédito por aproximação ou outra carteira digital. “O pagamento via iPhone será realizado em segurança usando a tecnologia NFC2”, comunicou a Apple.
Segundo a empresa, não é necessário equipamento adicional para aceitar pagamentos por aproximação com o Tap to Pay no iPhone.
O serviço deve começar a ser mais utilizado a partir do desenvolvimento de aplicativos compatíveis. A CloudWalk, dona da plataforma de pagamentos InfinitePay, que já oferece o Tap to Pay no iPhone para seus clientes, será uma das parceiras da Apple na iniciativa.
Em breve, o serviço estará disponível nas plataformas das empresas Granito, Nubank (NU; $ROXO34), Stone (STNE; $STOC31) e SumUp.