A Minerva (BEEF3) foi informada pelo Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural, da Colômbia, sobre a aprovação do protocolo sanitário para abertura do mercado da China para exportação de carne bovina colombiana. Agora restam apenas os trâmites burocráticos para efetiva habilitação das unidades produtivas colombianas e autorização final para início das exportações.
A companhia brasileira possui duas plantas produtivas na Colômbia – Bucaramanga e Ciénaga de Oro que – que somam-se a ativos no Brasil, na Argentina e no Uruguai, ampliando a exposição e maximizando a capacidade de venda para o mercado chinês.
Considerando o atual footprint da Minerva Foods, a exposição da companhia para o mercado chinês totaliza oito unidades produtivas com capacidade de abate de aproximadamente 12 mil cabeças de gado/ por dia, sendo três plantas no Brasil, quatro no Uruguai e mais uma na Argentina.

Minerva (BEEF3): China é o principal mercado do mundo
Com mais de 1,4 bilhão de habitantes, a China se destaca como o principal mercado de carne bovina no mundo. Em 2022, a China foi responsável pela importação de aproximadamente 3.502 mil toneladas de carne bovina.
Há alguns dias, a companhia brasileira informou anunciou a captação de mais US$ 100 milhões por meio de uma oferta adicional de bonds emitidos por sua subsidiária Minerva Luxembourg S.A, nos Estados Unidos. A oferta inicial, realizada na semana passada, já havia captado US$ 900 milhões.
Segundo a Minerva (BEEF3), a oferta se deu por causa da “demanda adicional de investidores qualificados, aliada a uma boa performance no mercado secundário de Bonds”.