A fabricante alemã de calçados Birkenstock segue avançando com os planos de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A empresa deve começar a receber pedidos de investidores no início da próxima semana, segundo fontes. Para o IPO da Birkenstock, a expectativa é de uma avaliação a partir de US$ 10 bilhões.
O IPO da Birkenstock ocorreria mais de dois anos depois da empresa de private equity L Catterton e a empresa de investimentos da família de Bernard Arnault adquirirem uma participação majoritária avaliada em US$ 4 bilhões. A companhia pretende precificar seu IPO na próxima terça-feira (10) e iniciar as negociações no dia seguinte.
Os planos para o IPO da Birkenstock, no entanto, podem mudar a depender das condições de mercado.
IPO da Birkenstock: o que esperar
A Birkenstock está avançando nos planos para seu IPO após perceber que o entusiasmo dos investidores começou a diminuir com algumas ofertas de maior peso nas últimas semanas.
A designer britânica de chips Arm Holdings (ARM), que teve o IPO mais esperado do ano, e a empresa de entrega de alimentos Instacart (CART), que chegou a ser negociada no topo de sua faixa de preço, caíram para seus preços de emissão em meio a um declínio do mercado.
Diante do pessimismo, sobretudo com a economia norte-americana, algumas empresas passaram a adiar suas listagens nos EUA até a demanda do mercado melhorar.
Outras empresas, no entanto, mantêm bons resultados, como a fornecedora de dados e automação de marketing Klaviyo Inc (KVYO)., que registrou alta de 16% em relação ao preço do IPO.
A Birkenstock planeja listar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o símbolo BIRK.