O Ibovespa subia 1,38% por volta das 11h desta quarta-feira (15), com o investidor aguardando pronunciamento do Federal Reserve (Fed, espécie de banco central dos EUA), bem como do Banco Central do Brasil (Bacen).
Isso porque hoje é a chamada Super Quarta que é quando autoridades monetárias divulgam ações que pretendem implementar para ajustar a economia.
No caso dos EUA, o país vivencia uma inflação galopante, em 8,6% e, por conta disso, a instituição financeira precisa aumentar a taxa de juros.
No caso do Brasil, a Selic – que e a taxa básica de juros da economia, está atualmente em 10,75% ao ano e o mercado prevê uma alta a 12,75% por parte do Comitê de Política Monetária (Copom).
Mais cedo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que a produção e emprego na indústria cresceram em maio.
Trata-se da Sondagem Industrial, e a pesquisa mostra que o índice de produção industrial foi de 53,6 pontos em maio de 2022.
Também mostra que o indicador varia de 0 a 100 pontos, com uma linha de corte de 50 pontos, valores acima indicam crescimento e abaixo queda.
Lá fora, as vendas do varejo americano caíram 0,3% em maio, na margem, ante consenso de 0,1%, informou o Census Bureau na manhã desta quarta-feira (15).
O levantamento mostra, ainda, que as vendas de abril foram revisadas de 0,9% para 0,7%, e o índice de atividade industrial Empire State vai recuou 1,2 pontos em junho, sendo que a previsão era que o índice ficasse estável, em zero pontos.
De acordo com a Bloomberg, as vendas no varejo dos EUA caíram em maio pela primeira vez em cinco meses, restringidas por uma queda nas compras de veículos e outros itens caros, sugerindo moderação na demanda por bens.

Maiores altas do Ibovespa
- Natura (NTCO3) +10,94%
- Petz (PETZ3) +8,03%
- Positivo (POSI3) +5,99%
- Inter (BIDI11) +5,80%
- Iguatemi (IGTA3) +4,81%
Maiores baixas do Ibovespa
- CSN Mineração (CMIN3) -1,25%
- Weg (WEGE3) -1,07%
- Rumo (RAIL3) 0,18%