Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
EQI Research reitera compra para Movida (MOVI3) após reunião com administração

EQI Research reitera compra para Movida (MOVI3) após reunião com administração

A EQI Research reitera compra para Movida (MOVI3) após participação no Movida Day, em São Paulo. Na ocasião, foram discutidas oportunidades com os principais diretores da companhia o direcionamento estratégico, além de novas tendências do setor.

“Saímos convencidos que o novo plano estratégico pode ser uma solução frente ao cenário setorial desafiador, buscando maior geração de caixa e aumento da eficiência operacional. Reiteramos nossa recomendação de compra, mas estamos atualizando as nossas projeções com a nova estratégia da companhia”, informou parte do relatório da EQI Research.

Segundo o documento, Renato Franklin, CEO, e Edmar Prado, CFO, apresentaram a nova estratégia da companhia, que pretende continuar com a renovação acelerada da frota, desmobilizando os carros com menor tempo operacional quando comparado com empresas similares. Isto porque a renovação aumenta o volume de carros comprados, e consequentemente o poder de negociação com as montadoras, garantindo melhores condições de aquisição.

Movida (MOVI3): cenário de maior disponibilidade de carros novos

Segundo o relatório da EQI Research, no cenário do setor automotivo, observamos uma maior disponibilidade de carros novos, o que apesar de também aumentar o poder de negociação da companhia, desvaloriza os carros da atual frota. Nesse cenário a depreciação líquida da frota aumenta e então a rentabilidade do ciclo operacional do veículo diminui.

A empresa apresentou a nova estratégia da companhia frente a nova dinâmica do mercado no segmento de Aluguel de Carros (RAC). Na avaliação da EQI Research, a companhia espera mudar o mix de veículos, migrando das SUV para carros populares.

“Ao longo do processo de renovação a empresa deve ter geração positiva de caixa, diminuindo a alavancagem financeira, pois os carros vendidos possuem maior valor que os comprados, e aumentando o retorno aos acionistas em um cenário de alta gastos financeiros. Contudo, esse movimento deve reduzir os preços médios das diárias médias, o que a companhia espera compensar com fatores que vamos descrever mais adiante”, aponta trecho do relatório.

Gráfico mostra variação de Movida (MOVI3)
Google

Cenário para gestão e tercerização

No segmento de Gestão e Terceirização de Frota (GTF), a empresa deve manter a estratégia atual, pois a precificação reflete as atuais condições macroeconômicas e setoriais. Apesar disso, a equipe da Research destaca o risco de inadimplência, visto que boa parte dos seus clientes são pequenas e médias empresas, mais sensíveis a momentos econômicos difíceis.

O vice-presidente de Aluguel de Carros, Jamyl Jarrus, apresentou a perspectiva de crescimento do segmento RAC. O catalisador de crescimento desse segmento deverá ser a penetração da locação na frota de pessoas físicas, aumentando o número e a recorrência de clientes, segundo os cálculos da companhia, o mercado potencial é de 934 mil carros, o que representa 42% de crescimento potencial, na avaliação da EQI Research.

“A empresa espera continuar elevando o preço médio das diárias, com meta de alcançar R$ 150 no 4TRI22, porém o aumento da representatividade de carros populares em sua frota atua na direção oposta da precificação. Para compensar esse movimento, a empresa está aumentando o volume de diárias eventuais frente a locação mensal, que possuem maior valor que as demais”, aponta outro trecho do relatório.

Relatório da Research aponta que a companhia deva desacelerar o crescimento nesse segmento, consequência do cenário mais difícil e da maior competição com a Localiza (RENT3). Nessas condições, acredita que as vantagens competitivas se tornam mais claras, e, portanto, RENT# deve ser a empresa dominante nos próximos trimestres.

Avenidas de crescimento e vantagens competitivas

Felipe Zogbi, o vice-presidente de Gestão e Terceirização de Frotas, iniciou a apresentação mostrando que as estimativas de mercado endereçável para o GTF são de 8 milhões de carros corporativos, com apenas 6% de penetração das locadoras, e 1 milhão de carros por ano para aluguel mensal de pessoas físicas.

“Acreditamos que esse segmento deve ser a principal avenida de crescimento da empresa, visto que o crescimento desse mercado é uma oportunidade para MOVI aumentar suas vantagens competitivas, tanto na frota corporativa, carro por assinatura (Movida Zero km) e em licitações públicas (CS Frotas)”, aponta mais um trecho do relatório.

A EQI Research destacamos ainda a digitalização dos processos operacionais no GTF, esses investimentos em tecnologia fazem parte da estratégia da companhia para viabilizar o serviço para pequenas e médias empresas, diversificando a base de clientes.

Internacionalização

Com relação ao processo de internacionalização da empresa, a aquisição da locadora portuguesa Drive on Holidays por 66 milhões de euros é um movimento considerado estratégico buscando diversificar a receita geograficamente. O racional da aquisição é a buscar sinergias operacionais e replicar o modelo de negócio do Grupo Simpar (SIMH3), controladora da Movida, em Portugal.

Isso significa que a empresa estaria buscando no primeiro momento capturar o mercado de turistas brasileiros na Europa, e no longo prazo consolidar o mercado de locação no país, que ainda é fragmentado e majoritariamente formado por franquias, estas que não possuem poder de escala na negociação com montadoras.

“Destacamos também que os primeiros contatos comerciais da MOVI na Europa levantaram a possibilidade de uma operação de buy back no Brasil, onde a montadora recompra o carro seminovo após o ciclo operacional do veículo na locadora, diminuindo significativamente o risco de execução do modelo de negócio. Essa operação apesar de benéfica para ambas as partes, diminui a participação de mercado das concessionárias, que possuem alto poder de barganha com as montadoras”, diz outro trecho do documento.

Nova linha de negócios

O relatório da EQI Research destaca ainda que a Movida lançou recentemente uma nova linha de negócio, SAT, focado em serviços de telemetria e prevenção de perdas, seja por roubos ou falta de manutenção.

A Research acredita que o investimento nessas novas tecnologias deve aumentar a margem operacional da empresa no longo prazo, diminuindo os custos de manutenção, perdas e avarias. Além disso, o maior volume de informações sobre os veículos auxilia na precificação da renovação dos contratos de locação e na desmobilização do veículo. Dentro do ecossistema Simpar, a SAT já está atuando em outras frentes, como caminhões da JSL (JSLG3), permitindo a escala necessária para viabilizar o projeto.

Quer saber mais sobre a Movida (MOVI3) e investir melhor? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato