A Embraer (EMBR3), durante o evento Farnborough Airshow, na Inglaterra, assinou acordo de fornecimento de nove aeronaves C-390 Millennium para o Ministério da Defesa da Holanda. O contrato faz parte do projeto Substituição da Capacidade de Transporte Aéreo Tático e é uma iniciativa conjunta com a Áustria. Cinco das aeronaves serão destinadas à Força Aérea Real Holandesa, enquanto as quatro restantes serão entregues à Força Aérea Austríaca.
De acordo com a Embraer, essa aquisição conjunta visa aumentar a capacidade dos dois países em mobilizar e evacuar rapidamente equipamentos e pessoal em todo o mundo, mesmo em condições operacionais adversas. O C-390 Millennium, com sua capacidade de transporte aéreo tático, proporciona maior flexibilidade e capacidade de resposta operacional, além de suporte logístico em diversas missões. A aeronave também permite a realização de tarefas humanitárias e médicas.
A colaboração entre Holanda e Áustria também promoverá sinergias em áreas como formação, logística e desenvolvimento futuro da plataforma, beneficiando-se da interoperabilidade com outros operadores do C-390 nos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O C-390 Millennium é conhecido por sua alta prontidão operacional, permitindo conectividade em ambientes em rede e múltiplos domínios.
Leia também:
Aeronave da Embraer tem maior alcance
Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira (FAB) em 2019 e na Força Aérea Portuguesa em 2023, o C-390 acumula, em sua frota total em operação hoje, mais de 13.000 horas de voo, com uma disponibilidade operacional de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.
Capaz de transportar até 26 toneladas de carga útil, o C-390 voa mais rápido (470 nós) e mais longe do que outras aeronaves de transporte militar de médio porte, realizando missões que vão desde o transporte e lançamento de cargas e tropas até evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, segundo a Embraer.
A aeronave também opera em pistas não pavimentadas e pode ser configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovada tanto como tanque quanto como receptor de combustível.
Você leu sobre Embraer (EMBR3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!