A Braskem (BRKM5) pode ter seus ativos bloqueados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), conforme pretende o Senador Renan Calheiros, responsável por acionar o órgão.
Acontece que Calheiros representa as Alagoas, Estado onde a petroquímica enfrenta um imbróglio judicial por conta do afundamento do solo da capital Maceió.
O referido bloqueio se daria “enquanto durarem as incertezas relacionadas ao tamanho do passivo ambiental” da empresa na Região.
Os afundamentos de solo na localidade são resultados de mineração, e o bloqueio inclui as ações da Novonor na Braskem.
Calheiros menciona a Novonor especificamente por causa das notícias de negociação de venda de sua participação na petroquímica.
Ele também pede que a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais intervenham em acordos firmados pela empresa relativos aos afundamentos.
O Senador quer também ouvir a Petrobras (PETR4) sobre o caso. “Na época em que a concessão de lavra foi outorgada à Braskem, a estatal era controladora da empresa mineradora, situação que se estendeu até o ano de 1995’, escreveu ele.
O político pediu, ainda, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que investigue a Braskem. Na segunda-feira (8) ele promoveu uma audiência pública para discutir o caso dos afundamentos de solo.

Braskem: Novonor
Vale destacar que a Novonor confirmou à Braskem que recebeu oferta não vinculante da gestora de ativos Apollo e do grupo petrolífero dos Emirados Árabes Adnoc avaliando as ações da petroquímica brasileira em R$ 47 por ação. Disse, ainda, que avalia a proposta.
A oferta também foi encaminhada aos bancos credores da Novonor, uma vez que as ações da Braskem detidas pela empresa anteriormente conhecida como Odebrecht estão alienadas fiduciariamente.
A controladora elencou, na nota, que “que não há qualquer decisão, mesmo que preliminar, tomada a seu respeito (da oferta)”, segundo comunicado da Braskem.
Bolsa
Por volta das 15h25 a ação BRKM5 recuava 0,47%, cotada em R$ 25,67.
- SAIBA MAIS SOBRE A BRASKEM (BRKM5) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE!