A BlackRock anunciou a venda de uma parcela significativa de suas ações ordinárias da Embraer (EMBR3). Em nota, a gestora informou que a transação ocorreu no dia 28 de dezembro de 2023.
Após a venda, a participação agregada da BlackRock na Embraer passou a ser de 24,64 milhões ações ordinárias e 134,68 mil American Depositary Receipts (ADRs), representativos de 538,74 mil ações ordinárias. Isso totaliza 25,18 milhões ações ordinárias, representando aproximadamente 3,40% do total de ações ordinárias emitidas pela Embraer.
Além disso, a BlackRock detém 2,50 milhões instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações ordinárias com liquidação financeira, representando aproximadamente 0,33% do total de ações ordinárias emitidas pela Embraer.
A gestora esclareceu que o objetivo das participações societárias é estritamente de investimento, sem intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da companhia brasileira. A empresa também confirmou que não celebrou quaisquer contratos ou acordos que regulam o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Embraer.
A BlackRock ainda solicitou ao Diretor de Relações com Investidores da Embraer a divulgação dessas informações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e aos demais órgãos competentes, conforme estabelecido no artigo 12 da Resolução da CVM nº 44, datada de 23 de agosto de 2021.