Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
B3 vai lançar contratos de opções sobre ativos com vencimentos semanais; conheça

B3 vai lançar contratos de opções sobre ativos com vencimentos semanais; conheça

A bolsa de valores brasileira, B3 ($B3SA3), vai lançar a partir do dia 29 de janeiro deste ano contratos de opções de compra (“call”) e opções de venda (“put”) sobre 15 ativos com vencimentos semanais. Atualmente, esse tipo de derivativo funciona com vencimento mensal, na terceira sexta-feira do mês.

Agora, com a novidade, o investidor poderá investir em contratos de opções que se encerram toda sexta-feira.

A B3 informou que o objetivo dos ativos com vencimentos semanais é dar a oportunidade para investidores lucrarem com eventos específicos do mercado como com a notícia de um novo negócio, um balanço mais ou menos otimista para o mercado, entre outros.

Contratos de opções: ativos com vencimentos semanais

Os ativos que terão contratos de opções com vencimentos semanais envolvem ações altamente negociadas diariamente, as maiores empresas do país e até ETFs.

Veja, a seguir, os ativos que farão parte da novidade da B3:

  • $ABEV3
  • $B3SA3
  • $BBAS3
  • $BBDC4
  • $BHIA3
  • $BOVA11
  • $BOVV11
  • $GGBR4
  • $HAPV3
  • $ITUB4
  • $MGLU3
  • $NTCO3
  • $PETR4
  • $SUZB3
  • $VALE3

O que são opções?

Os derivativos são contratos financeiros cujos preços derivam do valor de um bem ou de outro instrumento financeiro. Na prática, esses contratos utilizam algum ativo como referência. Isso significa que o valor do derivativo acompanha a oscilação do ativo ao qual está vinculado.

As opções são um tipo de derivativo, pois estão relacionadas a um determinado ativo. Em outras palavras, elas não são um ativo em si, mas sim um contrato que representa o direito de comprar ou vender determinado ativo.

Em um contrato de opção, o comprador possui um direito, e o vendedor, uma obrigação.

Como funcionam as opções

No momento em que é firmado um contrato de opção, já são determinados alguns pontos da negociação: o valor, o vencimento e o tipo de contrato, se de compra ou venda. Entenda agora como funciona cada um desses contratos.

Opção de compra (call)

Uma opção de compra (também chamada call) dá ao investidor titular o direito de comprar um determinado ativo um preço pré-estabelecido na data do vencimento.

Na prática, veja como isso funciona:

Imagine que um investidor acredite de que uma determinada ação estará mais cara daqui a 60 dias. Nessa situação, se ele comprar uma call com vencimento em 60 dias, terá o direito de pagar por essa ação o preço que acordou no dia da compra da opção. Em outras palavras, a call assegura que esse investidor possa comprar a ação daqui a 60 dias pelo preço que negociou hoje, mesmo que, no vencimento da opção, a ação esteja mais cara.

É importante saber que a parte compradora não é obrigada a exercer a opção. Isso significa que, se em 60 dias a ação estiver mais barata do que o preço que foi contratado na opção, o investidor não é obrigado a exercer a opção de compra. Isso não trata nenhum prejuízo a quem comprou a call, exceto o preço pago pela opção não exercida.

Opção de venda (put)

Para entender a opção de venda (put), é só pensar na situação contrária. Ou seja, ela é utilizada quando há expectativa de queda do preço de determinado ativo.

Digamos que, por algum motivo, um investidor acredite que uma ação de sua carteira vá se desvalorizar nos próximos meses. Em vez de vender imediatamente a ação (afinal, ele não tem certeza se o preço cairá), ele pode comprar uma opção de venda do título. Se, no vencimento da opção, a ação realmente estiver se desvalorizado, ele terá o direito de vendê-la pelo preço contratado na compra da put. Em outras palavras, venderá a ação por um preço acima do que ela estará valendo no vencimento da put, e lucrará com isso.