Partidos como União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania decidem se unir e podem lançar uma candidatura única para representar a terceira via nas eleições de outubro. A chapa deverá ser encabeçada pela senadora Simone Tebet (MDB-MS).
A senadora recebeu na tarde desta quarta-feira (6) o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que também estava cotado como pré-candidato à Presidência, de acordo com o Estadão.
Ela afirmou que considera o “PSDB um grande ativo político” e vê no ex-governador gaúcho um nome considerável para compor a chapa, sendo vice na frente partidária.
Terceira via: Tebet promete convidar mais partidos
Caso seja realmente a escolhida pela união partidária para liderar a chapa, Tebet disse que pretende convidar mais partidos. Ela disse que mantém conversações com o Novo e com o Podemos – este último que até esta semana tinha como pré-candidato o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Com a desistência de Moro e o fortalecimento do nome da senadora sul-matogrossense, perde força o nome do governador de São Paulo, João Dória (PSDB).
No fim de março, esperava-se que o governador paulista anunciasse sua desistência. O que acabou não ocorrendo.
Porém, o União Brasil havia anunciado a filiação do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), mas com uma condição: concorrer ao cargo de senador ou deputado federal.
Doria teria anunciado para os seus aliados e auxiliares que iria comunicar a sua desistência de concorrer à presidência. Inclusive, ele também pediria a renúncia do cargo de governador.
Irritação
Contudo, o fato surpreendeu o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que é apresentado por Doria como CEO do governo e assumiria o cargo com a renúncia dele. Garcia se irritou com isso e até chegou a pedir demissão da Secretaria de Governo.
Mais do que anunciar a retirada da candidatura da presidência, fontes próximas do governador revelam que ele tem a intenção de sair do PSDB, além de não tentar uma reeleição para o Executivo paulista.
Porém, nesta quarta, o governador esteve em um encontro com a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), no qual esta reforçou seu apoio a Dória. Os dois são de partidos que podem compor a frente que apoiará uma possível candidatura Tebet.