Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Indústria avança 8,9% em junho, acima das expectativas

Indústria avança 8,9% em junho, acima das expectativas

A produção da indústria brasileira cresceu 8,9% em junho, acima da projeção de 7,8% do mercado. A alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), quando o setor retomou a produção após a greve dos caminhoneiros.

A divulgação da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) foi feita nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Reprodução/IBGE

Avanço ainda é insuficiente para repor as perdas de março e abril

Em maio, a indústria registrou crescimento de 8,2%. Mesmo tendo duas altas seguidas, o avanço da indústria ainda é insuficiente para reverter a perda de 26,6% do setor acumulada entre os meses de março e abril e ocasionada pelas medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de coronavírus.

“A produção industrial ainda está longe de eliminar a perda concentrada nos meses de março e de abril. Embora tenha crescido numa magnitude importante. E acumule expansão de 17,9% nos meses de maio e junho”, afirma o gerente da pesquisa, André Macedo. O saldo negativo dos quatro meses é 13,5%.

Publicidade
Publicidade

Na comparação com junho do ano passado, a indústria recuou 9%. No segundo trimestre, o saldo é negativo em 19,4%. No semestre,         queda de 10,9%. E, no ano, queda de 5,6% – a maior desde dezembro de 2016 (quando registrou -6,4%).

Produção de veículos é destaque da indústria

Entre as atividades, destaque para a influência positiva da produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, que avançou 70% em junho, puxado, principalmente, por carros e caminhões.

“Esse setor acumulou expansão de 495,2% em dois meses consecutivos de crescimento na produção, mas ainda assim está 53,7% abaixo do patamar de fevereiro”, observa Macedo.

Destaque também para outros equipamentos de transporte, que cresceu 141,9%. “Motocicletas estão dentro dessa atividade. Ela também vem tendo expansões significativas desde maio (57%). Esses avanços, contudo, estão longe de suplantar as perdas observadas em março e abril”, ponderou.

As indústrias de alimentos e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis recuaram 1,8% em junho.