A Cosan (CSAN3) protocolou nesta sexta-feira (31) o pedido de registro para a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua controlada Compass Gás e Energia.
Conforme o comunicado, as ações serão de categoria A e listadas no segmento Novo Mercado da B3.
A oferta faz parte da reestruturação societária da Cosan anunciada no início do mês de julho.
Na ocasião, a empresa informou que pretende preparar suas principais subsidiárias e companhias co-controladas para eventuais ofertas públicas iniciais de ações (IPOs).
- Conheça nossa Planilha de Projeção de Rentabilidade
De acordo com a Cosan, o Conselho de administração ainda fixará a quantidade de ações a serem por ela alienadas no âmbito da oferta.
Além disso, o preço de venda das ações será fixado após a apuração do resultado do procedimento de coleta de intenções de investimento junto a investidores institucionais, a ser realizado no Brasil e no exterior.
Por fim, a Cosan informou que a Oferta está sujeita à concessão dos registros pela CVM e às condições de mercado.
Compass
A Compass foi criada para gerir o negócio de gás da Cosan, em infraestrutura, distribuição, geração e comercialização do combustível.
“Nosso trabalho inclui um percurso que começa em alto mar e vai até o dia a dia dos brasileiros”, destaca a Compass.
É uma empresa estratégica, já que o gás natural responde hoje por 10% da matriz energética nacional.
Mas, a ampliação dessa participação só será possível com investimentos em mais rotas de escoamento que tragam o insumo dos campos do pré-sal para o continente.
E acrescenta: “complementarmente, existem oportunidades de investimento em terminais de regaseificação do GNL (gás natural liquefeito), que é importado das principais regiões produtoras do mundo e transportado em navios”.
A Cosan, através da Compass, é controladora da Comgás, a maior companhia de gás encanado do Brasil.
- Planilha de Ações: baixe e faça sua análise para investir
- Conheça os benefícios de se ter um assessor de investimentos