Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Banco Central diz que juros serão tratados com cautela após o fim do ano

Banco Central diz que juros serão tratados com cautela após o fim do ano

Novos cortes na taxa Selic – indicador básico da economia -, hoje em 5% ao ano, serão analisados com muita cautela neste fim de ano e no início de 2020.

Quem garantiu isso foi Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em audiência realizada na Comissão Mista de Orçamento do Congresso.

“O Copom [Comitê de Política Monetária] cortou a Selic para 5%. Deixamos indicado que entendemos que é possível fazer mais um movimento de igual magnitude e entendemos que qualquer movimento adicional tem que ser feito com cautela”, declarou Campos Neto à Agência Brasil.

A expectativa é que o índice feche o ano em 4,5% após a última reunião de 2019, marcada para dezembro, e que a Selic, e não o dólar, seguirá como principal instrumento para conter a alta dos preços.

“O importante para gente é como o câmbio alimenta o canal de inflação. Eu disse que o importante é ver se esse movimento de câmbio está fazendo que a expectativa de inflação, na frente, seja elevada, porque isso acaba contaminando a curva de expectativa da inflação e, se isso estiver acontecendo, obviamente temos que agir, e me referi aos juros e não ao câmbio”.

Publicidade
Publicidade

O presidente do BC reiterou o que havia dito anteriormente sobre a alta da moeda norte-americana e garantiu que o órgão só tomará qualquer providência em relação ao dólar caso a alta do mesmo impacte diretamente nos índices da inflação.