Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Vale (VALE3) virá ré com Tüv Sud e mais 16 por conta da tragédia de Brumadinho

Vale (VALE3) virá ré com Tüv Sud e mais 16 por conta da tragédia de Brumadinho

A Vale (VALE3) foi considerada ré pela Justiça Federal juntamente com a Tüv Sud e mais 16 pessoas por conta da tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), ocorrida em 2019. A justiça acatou um pedido que havia sido feito pelo Ministério Público Federal (MPF).

A tragédia, ocorrida em janeiro de 2019 culminou quando a barragem da mina Córrego do Feijão se rompeu inundando a cidade de Brumadinho com lama e rejeitos provenientes da operação de mineração do local. Foram mortas 270 pessoas, além de danos ambientais.

A Tüv Sud foi considerada ré porque foi a empresa que fez a avaliação de engenharia da barragem e atestou a suposta segurança do local, liberando o uso da barragem. Já as pessoas que foram denunciadas como rés está o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman.

Tragédia da Vale (VALE) em Brumadinho trouxe anos ambientais

Além das mortes, entre os danos ambientais estão eventuais crimes contra a flora, a fauna, além do crime de poluição, que serão imputados às 16 pessoas, incluindo o ex-presidente da mineradora. Todas elas também foram denunciadas por homicídio qualificado.

O caso de Brumadinho poderia prescrever já nesta quarta-feira (25) porque é a data em que o incidente completa quatro ano. Ontem, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, pediu que a Justiça Federal agilizasse o processo antes da prescrição da tragédia.

Publicidade
Publicidade

Como as denúncias foram aceitas, agora o incidente não corre mais o risco de prescrever. Entre os danos ambientais, o MPF calcula ainda “incontáveis danos” ao longo de 500 quilômetros do rio Paraopeba.

Quer saber mais sobre a Vale (VALE3) e investir melhor? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato