Desde que a taxa de juros Selic chegou a 4,5%, começou a preocupar os investidores de renda fixa. Muitos foram em busca de alternativas para investimentos que fossem mais rentáveis e estivessem em alta. Foi então, que os fundos de investimentos do tipo imobiliário e de infraestrutura se tornaram opções melhores.
Segundo Otávio Castello Branco, sócio da gestora Pátria Investimentos em reportagem a Folha de São Paulo, a migração dos fundos de renda fixa para variável iria ocorrer cedo ou tarde.
Os fundos possuem mais risco, mas apresentam maior retorno financeiro comparada a atual situação dos juros baixos.
A gestora Pátria Investimentos venceu recentemente um leilão de estradas estaduais paulistas, em sociedade com o GIC (Fundo Soberano de Singapura). Na reportagem Otávio comentou que parte dos valores (40%) para que essa compra fosse realizada veio de pessoa físicas ou seja de investidores comuns.
Para Otávio isso demonstra que a tendência em investir nos fundos ao invés de renda fixa veio para ficar. A Pátria Investimentos possui mais planos nesse setor. Nos segmentos de viabilizar a infraestrutura de saneamento, portos e da rede 5G no Brasil.