Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Suzano (SUZN3) faz parceria para entrar no mercado têxtil

Suzano (SUZN3) faz parceria para entrar no mercado têxtil

A Suzano Papel e Celulose (SUZN3) fechou uma parceria com a finlandesa Spinnova para entrar no mercado têxtil. A joint-venture entre a brasileira e a startup escandinava terá investimento total de US$ 22 milhões – aproximadamente R$ 130 milhões.

Cada uma das empresas entrará com metade do investimento. A ideia da Suzano é produzir uma fibra à base de celulose. O diferencial é que esse tipo de tecido usa menos água em comparação com outros.

A joint-venture terá sede na Finlândia, na cidade de Jyväskylä, de acordo com matéria do Globo Rural. O objetivo é que o produto esteja disponível no mercado já em 2022.

Suzano (SUZN3): fibra já é utilizada na Finlândia

Ainda sem uso no Brasil, o tecido é usado no país sede da Spinnova. É usado em agasalhos e artigos esportivos. Janne Poranem, CEO da companhia finlandesa, explicou que o material é feito com quase 100% de celulose.

A ideia de unir as duas companhias surgiu há cerca de quatro anos. Na ocasião, as conversas ainda eram feitas junto à Fibria, que foi comprada pela Suzano no ano seguinte. Desta forma, a Suzano terminou de costurar a parceria internacional.

Publicidade
Publicidade

Fibra é considerada um diferencial sustentável

Vinicius Nonino, diretor de novos negócios da Suzano, explicou que a tecnologia ainda está em desenvolvimento. A unidade de produção na Finlândia servirá, tanto para produção comercial quanto para pesquisa. Ele adianta que o preço do produto poderá ser mais elevado. Mas acredita que o lado sustentável é um diferencial.

Adiantou que há interesse de várias empresas no novo tipo de tecido, em todo o mundo. E diz que a parceria irá controlar precificações superiores.

De acordo com a Suzano, em sua página no LinkedIn, essa fibra é considerada a mais sustentável do mundo. É considerada também totalmente natural, biodegradável, não possui microplásticos ou químicos que podem prejudicar o meio ambiente.

Antes do anúncio da parceria, a Suzano chegou a registrar queda de 5,45% na B3. Essa redução no valor das ações, ocorreu no último dia 10/3.