Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Série Certificações: CA-300, CA-400 e CA-600

Série Certificações: CA-300, CA-400 e CA-600

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

25 Dez 2021 às 19:01 · Última atualização: 25 Dez 2021 · 4 min leitura

Redação EuQueroInvestir

25 Dez 2021 às 19:01 · 4 min leitura
Última atualização: 25 Dez 2021

home equity, crédito imobiliário

O mercado de crédito imobiliário também conta com suas certificações. Ao total, são três possibilidades e todas elas são concedidas pela ABECIP, uma associação constituída para desenvolver o setor no país.

Confira a seguir mais detalhes sobre essas qualificações!

O que é a ABECIP?

ABECIP significa Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. Trata-se de uma organização voltada à melhora do mercado de crédito imobiliário no país.

Esse mercado inexistia até meados da década de 60. Foi quando diversos entes do setor se reuniram em São Paulo em agosto de 1967 e resolveram pela criação da associação.

A finalidade era de desenvolver ainda mais esse ambiente de negócios no Brasil, pois o capital empregado no setor não recebia juros e correção monetária, inviabilizando investimentos.

A iniciativa complementou a criação do Sistema Financeira de Habitação (SFH) criado três anos antes, em 1964, visando o mesmo objetivo de expandir o crédito imobiliário pela nação.

Quais são as certificações da ABECIP?

As inscrições para qualquer exame de qualificação da associação deve ser feita de modo online. Além disso, qualquer certificação tem validade de 5 anos. Acompanhe as especificações de cada uma a seguir.

CA-300

Essa certificação é voltada para os correspondentes bancários que atuam ofertando crédito imobiliário. Assim, ela é obrigatória para esse tipo de instituição.

O objetivo é o atendimento à Resolução 3.954 doo Banco Central que elenca a sua obrigatoriedade para atuar no setor.

O exame de qualificação é composto de uma prova de 30 questões de múltipla escolha. O candidato deve realizar sua avaliação em 1 hora e meia no máximo e a inscrição custa R$ 210,00.

Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 60% das questões, ou seja 18 do total.

O conteúdo abordado envolve os temas de SFH, negócios e garantias imobiliárias, Sistema Financeiro Imobiliário, Produtos para pessoas físicas e seguros, além de CDC e matemática financeira.

Existe ainda um módulo adicional de Habitação de Interesse Social que é aplicado em outro formato de prova. Nesse caso, são 40 questões e o tempo máximo é de 2 horas.

CA-400

Já a certificação CA-400 não tem caráter obrigatório. Ela é uma espécie de aperfeiçoamento para profissionais que já trabalham no mercado financeiro com crédito imobiliário.

Sendo assim, essa qualificação atesta determinado nível de conhecimento de um profissional do ramo.

A prova deve ser realizada em um tempo máximo de 2 horas. No total, são 40 questões de múltipla escolha e o candidato deve acertar pelo menos 60% do total.

Um diferencial desse exame é que é permitido o uso da calculadora HP 12C, pois as questões de matemática financeira costumam exigir muito dos candidatos.

CA-600

Por fim, há a certificação CA-600. Ela é a mais avançada e é considerada por muitos como a mais difícil de todas as qualificações da ABECIP.

Vale frisar que ela é obrigatória apenas para quem comercializa produtos de crédito imobiliário diretamente ao cliente final. Em todas as outras situações, trata-se apenas de uma qualificação adicional.

Outro ponto relevante para saber em relação a esse exame é que ele não tem pré requisito de outra certificação da ABECIP. Apesar de ser uma espécie de CA-300 avançada, não existe necessidade de certificar-se previamente.

Assim, se o profissional quiser, pode ir direto para a CA-600, pois poderá exercer todas as atividades que um CA-300 exerce.

A inscrição custa R$ 280,00 e a prova tem 50 questões de múltipla escolha. Para conseguir aprovação, é preciso acertar pelo menos 70% do total em um prazo máximo de 2 horas.

A prova deve ser feita de modo presencial em algum centro de teste da Fundação Getúlio Vargas, a FGV.

Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias