O assessor de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou que a inflação no país deve começar a cair a partir de maio. Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, ele admitiu que o país atravessa hoje o pico da pressão inflacionária, mas que a tendência é de melhora.
“A inflação é a grande inimiga do povo, e medidas para que ela seja controlada estão sendo tomadas pelo Banco Central. Ela vai entrar numa trajetória descendente a partir de maio”, disse o assessor.
Ele argumentou que vários outros países do mundo estão tendo problemas com a inflação, inclusive grandes potências econômicas como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
Sachsida creditou esse cenário a motivos como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a consequente quebra em cadeias de produção, especialmente em relação ao petróleo e a alguns alimentos. “Em breve os índices estarão convergindo para mais perto das metas.”
Controle da inflação prejudica crescimento
Em 2021, a inflação passou de 10% no Brasil, muito acima do teto da meta, que era de 5,25%. Sachsida explicou ainda que, por causa de ações da política econômica de combate à inflação, sendo a mais forte delas o aumento dos juros, o crescimento do PIB deve ser menor neste ano – em 2021, esse índice foi de 4,6%, e a meta do governo para 2022 está em 1,5%.
A Selic (taxa básica de juros) está em 11,75% do ano, e o Banco Central já sinalizou que ela subirá novamente em maio, para 12,75% ano ano. Seria o último aumento, mas o presidente do BC, Roberto Campos Neto, admite que pode haver “mudança de rota” se a inflação persistir em alta até a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) “O Ministério da Economia apoia todas essas medidas”, enfatizou o assessor.
Nesta segunda-feira, o IPC-S registrou alta de 1,47% na terceira quadrissemana de abril. O índice foi menor que o da semana anterior, de 1,84%. O acumulado dos últimos doze meses está em 11,04%.
- Quer proteger seus investimentos da inflação? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as melhores aplicações disponíveis!