Houve amplo crescimento nas vagas de empregos nos Estados Unidos. De acordo com o relatório Jolts, publicado nesta terça-feira (3), o índice atingiu um patamar recorde ao longo do mês de março.
Este cenário está associado à escassez de trabalhadores e a falta de mão de obra contribuiu para o aumento do salário de profissionais, o que pode manter a alta inflação americana.
Os postos em aberto aumentaram de 205 mil para 11,5 milhões durante o mês de março e este numero é um novo recorde, desde o início da série iniciada em 2000.
Análise do Federal Reserve
As autoridades do Federal Reserve (Fed) analisam os dados apurados pela Jolts e buscam uma postura mais agressiva de política monetária, com o intuito de confrontar a alta inflação. As taxas relacionadas aos preços anuais para o consumidor tiveram um superávit semelhante ao que foi registrado no ano de 1981.
Estima-se o crescimento dos juros em 0,5 pontos percentual na próxima quarta-feira e esta medida adotada pelo Fed poderá representar a redução de participações em ativos. Vale lembrar, que o banco central dos Estados Unidos aumentou a sua taxa básica em março, para 0,25 ponto.