O relatório de emprego ADP, divulgado nesta quarta-feira (30), superou a expectativa com a abertura de 455 mil vagas de trabalho na iniciativa privada dos EUA em março. O mercado tinha uma projeção de 450 mil postos.
O dado de fevereiro sofreu revisão marginal, passando de 475 mil vagas para 486 mil vagas, enquanto o dado de janeiro sofreu ajuste marginal para 512 mil, após forte ajuste no último mês.
Deste modo, no 1º trimestre de 2022, o ADP registrou a criação de 1,45 milhão de vagas no setor privado, bem acima do observado nos anos anteriores.
A ADP é considerada uma prévia do payroll – que sai nesta sexta-feira (4), com os dados oficiais das vagas não agrícolas, mas que considera também os cargos públicos, ao contrário da ADP.
O estudo é produzido pelo ADP Research Institute em colaboração com a Moody’s Analytics.
De acordo com a pesquisa ADP, o índice revela uma desaceleração na geração de empregos em relação à leitura do mês anterior. Contudo, o indicador aponta que houve uma abertura de vagas bem relevante entre os subgrupos pesquisados, com destaque para Lazer e Hotelaria (161 mil) e Educação (72 mil).
Saiba o que o BTG Pactual pensa sobre a pesquisa ADP
Os analistas do BTG Pactual (BPAC11) explicam que os dados divulgados hoje reforçam a percepção de que o mercado de trabalho dos EUA ainda está apertado. O que isso significa? Há mais vagas disponíveis do que oferta de trabalho. Com isso, os salários são mais pressionados, o que acaba impactando na inflação do país, que enfrenta a maior alta dos últimos 40 anos.
“Nesse sentido, a despeito do FOMC [Federal Open Market Committee] já ter sinalizando que deve promover alta em todas as reuniões deste ano, dados mais fortes no mercado de trabalho, na atividade econômica e nos índices de preços podem provocar uma normalização da política monetária mais intensa”, explica os analista do BTG em uma nota sobre a pesquisa ADP.
Com a prévia do payroll indicando um avanço, o BTG aponta que a leitura de hoje coloca um viés positivo para o setor de serviços.