Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
PMI da zona do euro e do Reino Unido recuam em maio e ficam abaixo da expectativa

PMI da zona do euro e do Reino Unido recuam em maio e ficam abaixo da expectativa

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

24 Mai 2022 às 12:10 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 2 min leitura

Redação EuQueroInvestir

24 Mai 2022 às 12:10 · 2 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

Mapa da Europa

Pixabay

O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que inclui os setores industrial e de serviços, recuou de 55,8 pontos em abril para 54,9 pontos em maio. Movimento semelhante foi observado no PMI do Reino Unido, cuja pontuação variou de 58,2 em abril para 51,8 em maio, registrando o menor número em 15 meses. 

Ambos os dados foram divulgados, nesta terça-feira (24), pela S&P Global. No caso das estatísticas na Grã-Bretanha, houve uma parceria entre a S&P Global e a CIPS.

Gráfico do PMI Composto da zona do euro

Em relação ao PMI da zona do euro, embora o indicador tenha recuado, ele continua acima da marca de 50 pontos. O resultado indica que a atividade do bloco continua crescendo, mas em um ritmo menor. 

Ainda assim, os dados apresentados hoje ainda preocupam, uma vez que a expectativa do mercado era ter uma queda um pouco mais fraca, com um PMI composto de 55.

Somente o PMI industrial da zona do euro caiu de 55,5 para 54,4 no mesmo período, tocando o menor patamar em 18 meses. Neste caso, o consenso do mercado era de redução a 54,6. Enquanto que o PMI de serviços do bloco diminuiu de 57,7 em abril para 56,3 em maio. A projeção de analistas era de leve baixa, a 57,5.

Veja os dados do PMI Composto do Reino Unido

Como foi informado no início, o PMI composto do Reino Unido também caiu no mês de maio. Mesmo com a queda, o índice continua acima de 50, o que indica que a atividade econômica britânica continua crescendo, mas em um ritmo menor. 

Gráfico do PMI composto do Reino Unido

Assim como ocorreu com a zona do euro, o PMI da ilha também ficou abaixo da projeção do mercado. Os analistas esperavam uma redução de 55,5 pontos. 

Apenas o PMI de serviços do Reino Unido diminuiu de 58,9 para 51,8 no mesmo período, cujo número registrou o menor patamar em 15 meses e bem aquém do consenso do mercado, de 57. Já o PMI industrial britânico recuou de 55,8 em abril para 54,6 em maio, atingindo o nível mais baixo em 16 meses. Neste caso, a projeção do mercado era de declínio a 55.

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias