O Conselho de Administração da Petrobras (PETR3, PETR4) aprovou o executivo Caio Paes de Andrade para presidente da companhia por 7 votos a 3.
Ele é o nome indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro e, nas palavras do próprio chefe do Poder Executivo, trata-se de uma pessoa mais alinhada ao governo.
O conselho da petroleira esteve reunido na manhã desta segunda-feira (27) para deliberar acerca do novo presidente. Caio Mário Paes de Andrade (Rio de Janeiro, 28 de junho de 1974) é um empreendedor, administrador e investidor, membro da equipe econômica do Ministro Paulo Guedes. Ele foi responsável pela estratégia digital da Plataforma GOV.BR.
Vale lembrar que Caio Paes de Andrade entra no lugar de José Mauro Ferreira Coelho, que ocupou o cargo por pouco mais de 60 dias até renunciar em 20 de junho devido a críticas de políticos após um novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel.

A Petrobras, os combustíveis e o ano eleitoral
A Petrobras tem sofrido pressão por parte do governo federal por conta dos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. Não à toa, à medida que o período eleitoral se aproxima, mais a companhia – e seus administradores – sentem o peso do Estado.
Acontece que há um clamor popular contra a classe política justamente por conta do peso dos combustíveis no bolso da população, incluindo as famílias que se utilizam de carros convencionais, bem como os caminhoneiros e empresas de logística e Transporte.
Ainda assim, o modelo de repasse de preços da petroleira também é responsável pelos lucros vultosos que esta transfere ao seu maior acionista, que é o próprio governo.
A privatização
A privatização da Petrobras é uma meta do governo federal que pretende desestatizar a petroleira tão logo seja possível.
Entretanto, uma eventual privatização da Petrobras não deve acontecer no curto prazo, mas as discussões sobre o assunto apontam que há grande evolução da sociedade a este respeito. Essa é a visão do fundador e presidente do conselho de administração do BTG Pactual, André Esteves. A informação é do Valor Econômico.
“Não acho que vai acontecer nada com a Petrobras agora, no curto prazo. Ter essa discussão é um enorme avanço. Quando será privatizada eu não sei, sou totalmente a favor”, disse, ao participar do 21º Fórum Empresarial Lide.
Política de preços
Em se tratando da política de preços da Petrobras, a companhia se utiliza do modelo chamado de Preço de Paridade de Importação (PPI) para definir os reajustes da gasolina e do óleo diesel. Este foi implementado em 2016 quando do governo do presidente Michel Temer (PMDB-SP).
Vale destacar que por este modelo, os preços dos combustíveis no Brasil devem variar de acordo com as cotações do petróleo e seus derivados nos principais mercados mundiais de negociação, como o do Golfo do México, nos Estados Unidos, e o de Londres, no Reino Unido.
Além do preço internacional da commodity, também são levados em consideração no cálculo da estatal o câmbio e os custos de importação, pois os principais concorrentes da empresa atualmente são os importadores e o objetivo da Petrobras é competir com eles.
PETR4
O gráfico abaixo mostra a ação PETR4, da Petrobras, em um período de seis meses, cotada nesta data a R$ 27,82.

- Quer saber mais sobre Petrobras e aprender a investir? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!