Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Nova ministra de Lula: quem é Simone Tebet; veja perfil

Nova ministra de Lula: quem é Simone Tebet; veja perfil

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira, 29/12, os nomes dos 16 ministros que ainda estavam pendentes de definição. 

Conforme esperado, a nova ministra de Lula é Simone Tebet, que assume a pasta do Ministério do Planejamento.

Quem é Simone Tebet

Terceira colocada na eleição presidencial, a ex-candidata pelo MDB, anunciou apoio a Lula no segundo turno das eleições presidenciais. 

Ela citou críticas ao petista, mas justificou seu apoio por conta do que ela chamou de “falhas no governo do atual presidente Jair Bolsonaro”.

A senadora, que participou da equipe de transição, chegou a ser cogitada inicialmente para o ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No entanto, a pasta foi entregue ao senador eleito Wellington Dias (PT-PI).

Devem ficar também sob a alçada do Ministério do Planejamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

Perfil Simone Tebet

Simone Tebet nasceu em Três Lagoas (MS). É filha de Ramez Tebet, ex-governador, ex-senador sul-mato-grossense e ex-ministro da Integração Nacional.

Mestre em Direito do Estado e professora universitária, desde a década de 1990 é filiada ao MDB.

Tebet foi deputada estadual no Mato Grosso do Sul e se tornou em 2004 a primeira mulher a ser eleita prefeita de Três Lagoas. Quatro anos depois, foi reeleita para o cargo.

Em 2011, assumiu o cargo de vice-governadora do Mato Grosso do Sul, na chapa encabeçada por André Puccinelli. Durante parte do mandato, foi secretária estadual de Governo.

Em 2014, se elegeu senadora pelo Mato Grosso do Sul. 

Em 2016, compôs a comissão especial do Senado do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), votando a favor do afastamento da presidente sob o argumento de que ela havia cometido crime de responsabilidade.

(Com informações G1)
Quer investir com assertividade e compreender o impacto dos novos ministros de Lula no mercado de capitais? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos na EQI.