A Nike anunciou a compra de fabricante de tênis virtuais de olho no metaverso. Trata-se da empresa RTFKT.
Os valores que envolveram o negócio não foram tornados públicos e a adquirida foi fundada há menos de dois anos – em janeiro de 2020, por Benoit Pagotto, Chris Le e Steven Vasileva.
Conhecida pela confecção de tênis exclusivos, colecionáveis e virtuais, a RTFKT se define como uma organização que “usa o que há de mais moderno em motores de jogo, NFT, autenticação blockchain e realidade aumentada, combinando isso com experiência em fabricação, para criar tênis e artefatos digitais únicos”.
Conforme a adquirente, a compra de tênis da RTFKT pode ser feita usando o ethereum, uma criptomoeda que, assim com o bitcoin, é baseada no princípio de descentralidade.
O que é NFT?
A tradução para o termo na língua original é “non-fungible token” e em português seria traduzido para algo como c.
O termo fungível pode ser comparado a tangível e ativos que têm essa característica podem ser mensurados e trocados por um item igual de mesmo valor. É o caso das moedas reais, como o dólar em que uma unidade vale sempre US$ 1 e pode ser trocado por uma nota de valor correspondente.
Algo não fungível já não obedece a mesma sistemática. Um bem que não tem o seu valor tangível acaba recebendo uma avaliação de preço dada segundo a percepção que o mercado possui. É o que ocorre com as obras de arte, por exemplo. Sendo assim, o conceito pode ser estendido para os ativos digitais nos quais uma imagem virtual pode se tornar única ao ser autenticada por meio da emissão de um NFT.
- Leia mais: O que é NFT? Conheça mais sobre essa tecnologia
Como um NFT é negociado?
Alguém que esteja aprendendo sobre NFT’s pode pensar que é possível comprar uma obra de arte digital fazendo um simples PIX. No entanto, não é assim que funciona.
As negociações de NFT’s se dão por meio da tecnologia blockchain, a mesma usada para dar validade para as moedas digitais atualmente.
Uma blockchain é uma cadeia de códigos que fica registrada em uma espécie de livro público, dando validade a uma determinada transação. O que torna os NFT’s diferentes do Bitcoin é exatamente o fato de serem não fungíveis.
Um bitcoin pode ser trocado por outro que não haverá alteração, mas uma obra de arte única tem um valor diferente do que uma cópia de sua imagem transmitida a outras pessoas.
Quer conhecer mais sobre Metaverso e outros investimentos? Então, converse com um dos nossos especialistas.