A Vitru vai abrir seu capital no Brasil. A empresa do ramo de educação, responsável pela gestão das marcas Uniasselvi e Unicesumar, anunciou em fato relevante que vai passar por um processo de reestruturação societária quem se aprovado pelos acionistas, resultará na transformação da Vitru Brasil Empreendimentos, Participações e Comércio em holding do grupo.
Hoje a Vitru é controlada pela Vitru Limited, que tem ações listadas na Nasdaq com o ticker VTRU. Caso o processo seja aprovado, a controladora será incorporada pela companhia brasileira, que faria a abertura de seu capital na B3, dentro dos parâmetros do Novo Mercado
As ações norte-americanas, então, serão trocadas por ações ordinárias emitidas no Brasil, de forma que a participação acionária não seja afetada inicialmente, e a listagem na bolsa de tecnologia dos EUA seriam canceladas.

A companhia informou ainda que pretende criar um programa temporário de certificado de depósito de valores mobiliários (ADS) nos Estados Unidos para facilitar a entrega das ações ordinárias no Brasil a detentores de papéis da Vitru Limited. No entanto,
não vai listar tais ADS em nenhuma bolsa de valores e pretende encerrar tal programa assim que possível após a conclusão da reorganização societária.
“Embora a Vitru Limited tenha se beneficiado da listagem na Nasdaq desde o IPO em 2020, acreditamos que ter nossas ações listadas na B3 abrirá oportunidades para atrairmos uma quantidade maior de investidores individuais e fundos de investimento brasileiros que, legalmente ou na prática, estão impedidos de negociar nossas ações. Esses fatores podem, por fim, resultar no aumento da liquidez das nossas ações”, disse a empresa em declaração assinada por Pedro Jorge Graça e William de Matos Silva, Co-CEOs da atual controladora.

A reorganização societária pretendida, se aprovada, deverá ser concluída no quarto trimestre de 2023 ou no primeiro trimestre de 2024. A empresa informou que já solicitou à CVM a conversão do registro da companhia da categoria “B” para “A”, que permite à Vitru abrir capital na B3. No pregão desta terça-feira da Nasdaq, aa ações da companhia fecharam a US$ 16,09.






