Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Vale (VALE3) avalia venda de participação da Aliança Energia

Vale (VALE3) avalia venda de participação da Aliança Energia

A Vale (VALE3) está analisando a venda de 70% de sua participação na Aliança Energia para a gestora de investimentos Global Infrastructure Partners (GIP).

Em nota, a mineradora esclareceu que o processo de venda também envolve os ativos de energia Sol do Cerrado e o Consórcio Candonga, que fazem parte do portfólio da companhia. Contudo, a Vale destacou que, até o momento, não há qualquer instrumento vinculante firmado em relação à alienação. 

A Aliança Energia é uma joint venture criada em 2015 pela Vale e pela Cemig (CMIG4), com o objetivo de atuar na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. 

Publicidade
Publicidade

A empresa possui um portfólio diversificado, composto por sete usinas hidrelétricas localizadas em Minas Gerais, além de três parques eólicos no Rio Grande do Norte e no Ceará. Juntos, esses ativos somam uma capacidade instalada de 1.438 MW e uma garantia física de 755 MW médios.

A Aliança Energia foi formada como um vetor de crescimento para ambas as empresas, mas teve alguns problemas no seu percurso, como o impacto do desastre de Mariana em 2015, que afetou a usina hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga). 

Em 2024, a Vale adquiriu a participação de 45% da Cemig na Aliança Energia por R$ 2,7 bilhões, tornando-se a única proprietária da empresa.

Você leu sobre Vale. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!