O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (7) que a japonesa Nippon Steel fará um “investimento pesado” na US Steel, em vez de adquirir a empresa, como era planejado de forma original. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.
“Eles (os japoneses) concordaram em investir pesadamente na US Steel, em vez de possuí-la”, disse Trump.
As ações da US Steel reagiram negativamente à declaração do presidente e fecharam o pregão em queda de quase 6%, a US$ 36,98.
US Steel: primeiro-ministro japonês confirma investimento
O primeiro-ministro japonês confirmou que a Nippon fará um investimento na companhia norte-americana. Ele também destacou que o Japão fornecerá tecnologia para aprimorar a produção de aço nos Estados Unidos. “Será recíproco um compromisso e será mutuamente benéfico”, afirmou Ishiba, por meio de um intérprete.
A decisão ocorre após o governo do ex-presidente Joe Biden ter bloqueado, em janeiro, a proposta da Nippon Steel de adquirir a companhia por US$ 14,9 bilhões, alegando riscos à segurança nacional. A Nippon e a US Steel contestaram a decisão na Justiça, argumentando que a medida foi inconstitucional.
Apesar de a empresa ter feito lobby para que Trump reconsiderasse a decisão de Biden, o atual presidente também se posicionou contra a aquisição pela japonesa. O CEO, David Burritt, se reuniu com Trump na Casa Branca na quinta-feira (6) para discutir o futuro da empresa.
Você leu sobre US Steel. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!