Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Masters de Augusta: conheça o campeonato do clube mais exclusivo do mundo

Masters de Augusta: conheça o campeonato do clube mais exclusivo do mundo

Todo ano, a cidade de Augusta, no estado norte-americano da Geórgia muda por completo sua rotina. Essa pequena e pacata cidade, com pouco mais de 200 mil moradores, recebe, sempre na primeira semana de abril, visitantes verdadeiramente VIPs. Trata-se do Torneio Masters de Augusta de golfe, que ocorre a todo ano no National Golf Club da cidade.

No entanto, participar do clube não é para todos. Somente podem estar presentes no clube pessoas de gabarito de Warren Buffett, Bill Gates, Dirk Ziff e Stanley Druckenmiller, entre outros super-ricos – estes têm a permissão para usar o terno verde, tradicional do National Golf Club. Aliás, essa é uma das condições para estar apto a participar desse restrito grupo. Relatório da Bloomberg, de 2015, aponta que há mais ou menos 300 membros desse pequeno mas rico grupo, cuja lista completa é guardada a sete chaves.

Prédio da sede do National Golf Club, chamado de Clubhouse: por trás dessas paredes somente ilustres membros. Foto: Divulgação

Mas para entrar nesse clube, não basta ser muito rico. A adesão é restrita e feita unicamente por convite, o que significa que novos membros só podem ser aceitos quando um membro existente se retira ou falece. Esse processo contribui para o status de exclusividade do clube.

Barnabas Carrega, CEO da GR8 Experience, empresa de viagens e planejamento de luxo, explicou que a recusa de admissão, mesmo a quem pode pagar, é uma prática comum. Muitos membros herdaram suas posições ao longo de gerações, segundo o site Business Insider.

Mulheres no Masters de Augusta

Até 2012, mulheres não eram admitidas no clube. Isso mudou com a entrada de Darla Dee Moore, esposa do falecido bilionário Richard Rainwater, e da ex-secretária de Estado do ex-presidente George W. Bush, Condoleezza Rice.

Publicidade
Publicidade

Carrega ressaltou a impossibilidade de participar no torneio sem ser membro: “Não importa quem você seja – até mesmo o presidente dos Estados Unidos. Se você não é membro ou convidado por um membro, não entra no Augusta National”, disse ele.

A jaqueta verde

Como todo clube, a adesão ao clube, assim como em outros exclusivos ao redor do mundo, envolve símbolos de status. No caso do Masters de Augusta, envolve as tradicionais e cobiçadas jaquetas verdes do Augusta National.

A jaqueta verde é um símbolo de status e somente os membros podem usá-la, mas somente nas dependências do clube. Foto: Divulgação

Apenas membros e vencedores do Masters podem usá-las, com um detalhe: não podem nem mesmo levar para casa para ostentar para os amigos e conhecidos. Uma das regras é manter o símbolo nas instalações do clube, embora os vencedores possam levá-las para casa e usá-las em eventos aprovados por até 12 meses antes de devolvê-las. Essa jaqueta é considerada o troféu mais prestigioso do esporte e é considerado mais importante do que o troféu em si ou o prêmio em dinheiro.

O golfista Billy Casper, campeão do torneio de 1970, quando questionado sobre a quantia de dinheiro que ele levaria para casa com o torneio, disse que não importava. “O casaco verde é suficiente para mim”, disse ele.

O troféu

Outro símbolo do torneio é o troféu. Ele representa o Clubhouse e foi lançado em 1961. Foi feito na Inglaterra e consiste em mais de 900 peças de prata separadas. O troféu fica sobre um pedestal e faixas de prata dão espaço para gravar o nome do vencedor e do vice-campeão. Em 1993, uma réplica em libras esterlinas do troféu permanente do Masters foi concedida pela primeira vez ao campeão, junto com a medalha de ouro. Os campeões também recebem um medalhão de ouro (3,4 polegadas de diâmetro e 2,3 onças) com vista do Círculo dos Fundadores em frente ao Clubhouse.

Réplica do troféu dado ao vencedor do Masters de Augusta
Réplica do troféu dado ao vencedor do Masters de Augusta. Foto: Divulgação

Para o vice-campeão, é destinado, desde 1951, um medalhão de prata de 1,7 onças mostrando o Clubhouse do Círculo dos Fundadores perto de Magnolia Lane. É do mesmo tamanho do medalhão de ouro do vencedor.

Você leu sobre Masters de Augusta. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!