A Intel (INTC; ITLC34) lançou seu mais recente chip de Inteligência Artificial, chamado Gaudi 3, em meio à intensa competição entre fabricantes de chips por uma posição no mercado estratégico de semicondutores, destinados a impulsionar modelos de IA, como o ChatGPT da OpenAI.
A Intel afirma que o Gaudi 3 é duas vezes mais eficiente em termos de energia e capaz de executar modelos de IA 1,5 vezes mais rápido do que a GPU H100, concorrente da Nvidia (NVDA ; NVDC34).
A Intel anunciou que os novos chips Gaudi 3 estarão disponíveis para os clientes no terceiro trimestre deste ano. Empresas como Dell (DELL; $D1EL34) e HP (HP ; HPQB34) estão planejando criar sistemas utilizando esses chips. Até o momento, a Intel não divulgou uma faixa de preço para o Gaudi 3.
“Esperamos que ele seja altamente competitivo com os chips mais recentes da Nvidia“, disse Das Kamhout, vice-presidente de software Xeon da Intel, em entrevista.
Intel e Gaudi 3: cenário do setor de IA
O setor de inteligência artificial em data centers está previsto para expandir consideravelmente à medida que provedores de nuvem e empresas investem em infraestrutura para implementar soluções de IA. Essa movimentação abre oportunidades para novos competidores, apesar da dominância da Nvidia na fabricação da maioria dos chips de IA. O executivo da Intel expressa confiança nesse cenário de abertura para outros players.
A crescente dependência dos GPUs da Nvidia para executar IA generativa, combinada com os altos custos associados, tem impulsionado empresas a explorar alternativas de fornecimento. De acordo com informações da CNBC, a Nvidia detém aproximadamente 80% do mercado de chips de IA com seus processadores gráficos, conhecidos como GPUs. Esses chips têm sido a escolha preferida dos desenvolvedores de IA devido à sua performance e eficácia.
Nesse contexto, a AMD está intensificando seus esforços para expandir sua participação no mercado, disponibilizando uma gama mais ampla de opções de chips de IA para servidores. No ano anterior, a empresa lançou sua mais recente GPU de data center, a MI300X, e já conseguiu estabelecer parcerias com clientes significativos, incluindo Meta e Microsoft.
Ações da Nvidia e Intel
O avanço da inteligência artificial resultou em um aumento significativo no valor das ações da Nvidia, que mais do que triplicaram no último ano. Em contraste, as ações da Intel tiveram um aumento mais modesto, crescendo apenas 18% no mesmo período.
Nvidia

Intel

Você leu sobre a Intel e Gaudi 3. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!