Ano de eleições, como é 2026, geralmente é mercado pela incerteza e volatilidade. Com isso, muitos investidores buscam proteção e direcionam suas carteiras para o aumento de hedge, com o objetivo de minimizar possíveis perdas. Porém, ainda é possível ganhar dinheiro, mesmo em tempos voláteis. E isso é possível por meio de uma boa estratégia, como focar em dividendos.
Relatório do banco Safra mostra que as empresas pagadoras de dividendos são vencedoras entre as opções de investimentos em períodos de eleitorais. Portanto, diz o documento, as ações que pagam proventos representam uma excelente escolha para investidores, quando mais de 150 milhões de brasileiras e brasileiros voltarão às urnas eletrônicas dia 4 de outubro para escolher o presidente da República, governadores e senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Os especialistas em investimentos do Safra testaram e definiram uma estratégia focada em empresas com maior capacidade de distribuição de dividendos. Estas companhias apresentam receitas mais estáveis, atuam em mercados mais maduros e apresentam nível de endividamento (alavancagem) controlado.
Índice de dividendos supera Ibovespa
O relatório mostrou que, na média anual dos últimos cinco anos de eleições presidenciais, o IDIV – Índice de Dividendos da B3 ($B3SA3) – apresentou a maior valorização (11,9% a.a.), seguido pelo Ibovespa (9,9% a.a.) e pelo SMLL (9,7% a.a.).
“Podemos afirmar que em cenários voláteis, investidores tendem a buscar ativos de maior qualidade e previsibilidade, como empresas pagadoras de dividendos, que oferecem fluxos de caixa mais estáveis e menor dependência do PIB ou de juros”, destaca o relatório do Safra.
De acordo com o relatório, a comparação do desempenho médio dos indicadores de investimentos nos últimos 10 anos, o IDIV se destaca por negociar a um múltiplo preço/lucro inferior ao do Ibovespa (8,7x vs. 9,9x), além de apresentar maior rentabilidade sobre o patrimônio líquido (15,3% vs. 12,7%), menor alavancagem (2,9x vs. 3,1x) e distribuir percentuais (payout) mais robustos dos lucros (65,8% vs. 59,1%), melhorando a percepção do fluxo de caixa gerado e incentivando a manutenção das posições.
Conheça relatório da EQI+ sobre as maiores pagadoras de dividendos
Para quem é cliente da EQI, já pode ter em mãos um relatório pronto e completo sobre a lista das maiores pagadoras de dividendos da bolsa de valores, dentro do app EQI+. Clique no botão abaixo e tenha acesso já!






