Dubai anunciou mais um passo na expansão de sua infraestrutura, ao aprovar a construção de um novo aeroporto estimado em US$ 35 bilhões. Este será cinco vezes maior que o Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) em termos de tamanho — e o maior do mundo.
O projeto foi anunciado pelo governante de Dubai, Sheikh Mohammed bin Rashid, duas semanas após uma tempestade inundar as pistas do DXB. O terminal é um dos mais movimentados do mundo para viagens internacionais.
A transição para o novo aeroporto de Dubai deve ocorrer em um período de 10 anos.
“O Aeroporto Internacional Al Maktoum terá a maior capacidade do mundo, podendo receber até 260 milhões de passageiros”, disse o Sheikh Mohammed bin Rashid em comunicado.
Como base de comparação, o DXB atendeu 86,9 milhões de passageiros em 2023, como o segundo maior do mundo, depois do Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL), nos Estados Unidos.
- Veja também: Governo estuda construir novo aeroporto em SP, diz ministro
- Leia mais: Viagem ao Japão: os desafios do país que perdeu o posto de terceira maior economia do mundo
Novo aeroporto de Dubai: como funcionará?
O novo Aeroporto Internacional Al Maktoum deve cobrir uma área de 70 km, e contar com cinco terminais de passageiros, além de 400 portões. O local é projetado para atender até 260 milhões de viajantes anualmente.
A comunicação do governo de Dubai compartilhou projeções do aeroporto planejado, que mostram parte das infraestruturas modernizadas, terminais enormes e designs futuristas. Veja:
A infraestrutura suportará uma capacidade anual de carga de 12 milhões de toneladas, como parte da visão de Dubai que busca o título de maior aeroporto do mundo.
O novo terminal também vai cobrir a demanda de combustível de aviação, transformando-se em um centro estratégico para o tráfego aéreo internacional.