A Petrobras ($PETR4) informou nesta sexta-feira (9) a descoberta de petróleo de excelente qualidade e sem contaminantes no pré-sal da Bacia de Santos, a partir da perfuração do poço 3-BRSA-1396D-SPS, localizado no bloco Aram.
A estrutura está situada a cerca de 248 km da costa de Santos (SP), em lâmina d’água de 1,95 mil metros.
Segundo a companhia, a identificação do óleo foi feita por meio de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido.
O consórcio liderado pela Petrobras, que detém 80% de participação no bloco — em parceria com a chinesa CNPC (20%) — dará início a análises laboratoriais para avaliar as características dos reservatórios e dos fluidos encontrados.
Como parte do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD), aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), serão perfurados mais dois poços e realizado um teste de formação.
O plano tem prazo final até 2027 e poderá incluir novas atividades de aquisição de dados, conforme previsto em contrato.
O bloco Aram foi adquirido em março de 2020, durante a 6ª rodada de partilha de produção promovida pela ANP, e tem como gestora a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).
A área está localizada em uma região estratégica do pré-sal brasileiro, próxima a importantes campos produtores.
Leia também: