Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Braskem (BRKM5) anuncia Roberto Prisco Paraiso Ramos como novo CEO

Braskem (BRKM5) anuncia Roberto Prisco Paraiso Ramos como novo CEO

A Braskem (BRKM5) anunciou a saída de Roberto Bischoff, que deixará o cargo de CEO no dia 30 de novembro. Em seu lugar, a Novonor (a antiga Odebrecht), acionista controladora da companhia, indicou Roberto Prisco Paraiso Ramos para assumir a presidência da Braskem.

A decisão ainda será formalmente submetida à aprovação do Conselho de Administração.

Roberto Prisco Paraiso Ramos é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui especialização em Gestão de Negócios pela Harvard Business School e atualmente é mestrando em Finanças pela Universidade de Leicester. 

Publicidade
Publicidade

Com uma carreira marcada por passagens de destaque em diferentes áreas, Ramos já atuou como vice-presidente da própria Braskem entre 2002 e 2010, período no qual liderou projetos estratégicos, incluindo o desenvolvimento do Projeto Etileno XXI no México. 

Ele também foi diretor-presidente da Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, onde liderou o processo de desinvestimento da Novonor no negócio.

No entanto, a trajetória de Ramos também inclui um episódio polêmico. 

Em 2016, ele foi temporariamente preso durante a “Operação Xepa”, uma das fases da Lava Jato, sob suspeita de envolvimento em esquemas de propina. E-mails revelaram que códigos como “acarajé” eram usados para solicitar pagamentos ilícitos. Na ocasião, o juiz Sérgio Moro vetou sua viagem ao exterior, citando a necessidade de sua permanência no Brasil para colaborar com as investigações.

Braskem: Bischoff encerra passagem com avanços operacionais e novas parcerias

Roberto Bischoff, o CEO atual, encerra seu mandato com uma série de conquistas para a Braskem. 

Durante um período de baixa no setor, Bischoff liderou avanços que fortaleceram a competitividade da indústria petroquímica nacional, incluindo uma parceria com a SCG Chemicals, na Tailândia, e a expansão da planta de eteno verde no Brasil, alinhada à estratégia de crescimento em energias renováveis. 

Outra importante realização foi o progresso de 88% na construção do Terminal de Recebimento de Etano no México (TQPM), que contribui para a expansão das operações internacionais da Braskem.

Você leu sobre Braskem. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!