O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou quatro novas regiões do país após a finalização do referendo para anexar os territórios das porções leste e sul da Ucrânia, nesta sexta-feira (30).
“Há quatro novas regiões da Rússia”, disse Putin durante uma cerimônia do Kremlin televisionada para todo o país.
“Os resultados são conhecidos, bem conhecidos”, afirmou o presidente russo ao comentar sobre a conclusão dos referendos, que são considerados ilegais pelos países ocidentais e pela Ucrânia. Contudo, Putin destacou que os resultados são válidos uma vez que eles refletem a vontade de milhões de pessoas, além de impor o direito da autodeterminação daquele povo.
Os territórios anexados pelos russo são os oblasts pró-russos em Luhansk e Donetsk, no leste, e em Kherson e Zaporizhzhia, no sul, que somados representam 18% da Ucrânia.

“O Ocidente está procurando novas oportunidades para nos atingir e sempre sonhou em dividir nosso estado em estados menores que lutarão uns contra os outros”, declarou Putin sobre as críticas dos países pró-Ucrânia.
“Eles não podem ficar felizes com essa ideia de que existe esse grande país com todas essas riquezas naturais e pessoas que nunca viverão sob uma opressão estrangeira”, complementa.
- Quer proteger o seu patrimônio da volatilidade provocada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. Clique aqui para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.