Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Melhor que a BYD? Nova montadora chinesa deve desembarcar no Brasil em 2024

Melhor que a BYD? Nova montadora chinesa deve desembarcar no Brasil em 2024

Mais uma montadora chinesa deve desembarcar no Brasil em 2024. Segundo o UOL Carros, a Neta, que faz parte do grupo Hozon Auto, pode começar suas operações no meio do ano. 

A Neta planeja competir com suas compatriotas, BYD e GWM.

Inclusive, chineses já estabeleceram um escritório em São Paulo e formalizaram a contratação de Henrique Sampaio, ex-Caoa Chery. 

De acordo com o colunista do UOL, Jorge Moraes, a Neta está planejando formar uma rede autorizada focada no atendimento direto ao cliente.

Os concessionários serão selecionados antes do final do primeiro semestre de 2024 e devem conhecer os produtos de lançamento nos próximos 60 a 90 dias”, informa Moraes.

Publicidade
Publicidade

Ao contrário das rivais BYD e GWM, a Neta não deve ter uma fábrica imediatamente no Brasil, embora haja rumores de que a montadora possa estabelecer um complexo fabril aqui.

Fundada em 2014 pelo ex-chefe de engenharia da Chery, Fang Yunzhou, e pelo empresário de tecnologia, Zhang Yong, a Neta possui três fábricas, duas na China e uma na Tailândia.

Os dados mais recentes da Neta Auto, referentes ao final de 2023, mostram que a marca vendeu 127,49 mil unidades entre veículos híbridos e elétricos, colocando a montadora na quinta posição do ranking entre as fabricantes startups.

Para efeito de comparação, a BYD vendeu mais de 3,03 milhões de veículos híbridos e elétricos em todo o mundo em 2023, enquanto a GWM vendeu 1,23 milhão de veículos.

Quais são os planos da Neta no Brasil?

Conforme reportagem do UOL Carros, a Neta deve entrar no mercado brasileiro com dois veículos, mas os chineses planejam oferecer até quatro carros, um dos quais será um automóvel de baixo custo, com design elegante e alta tecnologia.

Em seu site oficial, a Neta comercializa quatro veículos:

  • o cupê Neta GT;
  • o sedan médio Neta S;
  • o crossover Neta U;
  • o SUV compacto Neta V.

Analisamos o portfólio da Neta na China e verificamos no Brasil o registro do INPI do elétrico GT de 4,7 metros e pouco mais de 460 cv de potência. O modelo cupê, bastante estiloso, tem duas configurações de baterias que variam de 550 km a 660 km de autonomia no ciclo chinês. Internamente, a central é enorme, com 17,6 polegadas, enquanto o painel de instrumentos tem 10,25″”, destaca Moraes.

Neta GT

Além dos modelos acima, a montadora planeja lançar o Neta L, um SUV que concorre com o BYD Song Plus e o Haval H6, ambos com propulsão elétrica híbrida.