Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Ministro e entidades do Agro ameaçam boicotar venda de carne ao Carrefour Brasil (CRFB3)

Ministro e entidades do Agro ameaçam boicotar venda de carne ao Carrefour Brasil (CRFB3)

O setor agropecuário brasileiro e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reagiram com indignação à decisão do Carrefour França de suspender a compra de carnes do Mercosul

A medida, anunciada na última quarta-feira (20) pelo CEO global da rede, Alexandre Bompard, levantou questionamentos sobre a soberania e a reputação da produção brasileira, levando à sugestão de um boicote à venda de carne ao Carrefour (CRFB3) no Brasil.

Durante um evento na noite de quinta-feira (21), em celebração aos dez anos da Abrafrutas, o ministro Fávaro criticou duramente a decisão. “Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros. Então, que não se forneça carne nem para o mercado desta marca aqui no Brasil”, afirmou, destacando que não se trata de um boicote ao grupo, mas sim de uma defesa da soberania brasileira. 

Publicidade
Publicidade

O ministro também reforçou o compromisso do Brasil com padrões rigorosos de sustentabilidade, rastreabilidade e qualidade na produção de carnes.

A polêmica surgiu após o Carrefour França justificar a suspensão como uma resposta à pressão dos produtores franceses. O grupo afirmou que a decisão é exclusiva para as lojas na França e não reflete a qualidade dos produtos do Mercosul. 

Além do ministro da agricultura, entidades representativas do agronegócio, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), repudiaram a posição do Carrefour França. 

Em nota conjunta, elas questionaram a disparidade de critérios adotados entre os mercados. “Se não serve para abastecer o Carrefour no mercado francês, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro país”, afirmaram, reforçando o papel do Mercosul como líder mundial na exportação de carnes bovina e de frango.

Fávaro também mencionou a possibilidade de uma ação coordenada de empresas francesas contra produtos brasileiros, citando um episódio recente envolvendo a francesa Danone. Apesar de manifestar preocupação, ele afirmou acreditar que as companhias reconsiderarão suas posições.

O episódio mencionado pelo ministro Fávaro é referente a uma decisão recente da Danone, que optou por suspender a compra de soja do Brasil, citando preocupações relacionadas ao desmatamento e à sustentabilidade ambiental.

Em outubro de 2023, a Danone anunciou que passaria a adquirir soja de outros mercados para atender às suas políticas de sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental de sua cadeia de suprimentos.

No Brasil, o Carrefour declarou que continuará operando normalmente, sem mudanças no fornecimento de carne.

Você leu sobre Carrefour. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!