O Fundo de Pensões do Governo Global, conhecido como o maior fundo soberano do mundo, anunciou nesta quinta-feira (18), um lucro de 1,21 trilhão de coroas norueguesas (equivalente a 109,9 bilhões de dólares) no primeiro trimestre, impulsionado por retornos sólidos de seus investimentos em ações de tecnologia.
O gigante da Noruega afirmou ainda ter um valor de 17,7 biliões de coroas no final de Março. O fundo descreveu o retorno relativo durante os primeiros três meses do ano como “bom” para investimentos em ações e rendimento fixo, mas observou que “isto foi compensado por resultados fracos do setor imobiliário, levando a um resultado negativo em geral”.
Durante o primeiro trimestre, os investimentos de capital do fundo alcançaram um retorno de 9,1%, enquanto os de renda fixa apresentaram -0,4%. Os investimentos em imóveis não cotados registraram um retorno de -0,5%. O fundo também comunicou que o retorno na infraestrutura de energia renovável não cotada foi de -11,4%. Além disso, o retorno do fundo ficou 0,1 ponto percentual abaixo do índice de referência.
Sobre o fundo soberano
Criado na década de 1990 para alocar os excedentes financeiros provenientes do setor de petróleo e gás do país, o fundo soberano da Noruega é um dos maiores investidores globais. Até o momento, o fundo direcionou seus recursos para mais de 8.800 empresas em mais de 70 países ao redor do mundo.
Fundo Soberano da Noruega é o maior do mundo: saiba mais a respeito
Em um comunicado, Trond Grande, vice-CEO do Norges Bank Investment Management, afirmou que os investimentos de capital do fundo apresentaram um “retorno muito forte no primeiro trimestre, impulsionado especialmente pelo setor de tecnologia”.
Questionado pela CNBC sobre sua preocupação com a recente fraqueza de algumas das chamados “7 Magníficas” gigantes da tecnologia dos EUA, Grande observou que parece que os participantes do mercado estão agora reavaliando suas perspectivas para essas empresas.
As 7 Magníficas incluem a Apple, Amazon, Alphabet, Meta ,Microsoft , Nvidia e Tesla.
“Ano passado, tínhamos as 7 Magníficas, mas agora vemos um quadro mais diversificado de retornos para esses sete nomes neste trimestre. A Nvidia continua avançando, impulsionada pelo entusiasmo em torno da inteligência artificial. No entanto, observamos fraquezas em outros nomes, como Tesla e Apple“, disse Grande no “Street Signs Europe” da CNBC na quinta-feira.
“Portanto, é evidente que o mercado está analisando essas empresas e seus modelos de negócios com mais nuances“, acrescentou.
Você leu sobre o fundo soberano. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!