O bilionário Elon Musk, dono do Twitter e da Tesla (TSLA34), e outros líderes do setor de tecnologia estão pedindo para os laboratórios de Inteligência Artificial (AI) pausar o desenvolvimento de sistemas que podem competir com a inteligência humana.
Na carta aberta do Future of Life Institute, que tem assinaturas de Musk, Steve Wozniacki, cofundador da Apple (AAPL34) e do candidato à presidência dos Estados Unidos (EUA) Andrew Yang, os laboratórios de AI foram solicitados a interromper o treinamento de modelos mais poderosos do que o Chat GPT-4, versão mais recente do software da OpenAI.
O GPT-4, lançado no início deste mês, é considerado muito mais avançado do que seu predecessor GPT-3.
“Os sistemas de IA contemporâneos estão se tornando competitivos em tarefas gerais, e devemos nos perguntar: devemos deixar que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e falsidade?”, cita a carta.
- Participe da Money Week 100 Dias de Governo – Os primeiros 100 dias de um novo governo têm impacto fundamental dentro de um mandato de quatro anos e nos seus investimentos. Faça sua inscrição!
O documento ainda faz alguns questionamentos sobre automatização de trabalhos intelectuais, desenvolvimento de mentes não humanas que podem eventualmente substituir as pessoas e ainda ter o risco de perder o controle da civilização.
Além disso, a carta aponta que a decisão de desenvolver esse tipo de tecnologia não compete para líderes tecnológicos que não possuem nenhum tipo de legitimidade política, como ser eleito pela população dos EUA.
A carta relata que se a pausa proposta não for decretada rapidamente, os governos deverão intervir e instituir uma moratória contra os laboratórios.
Em uma outra oportunidade, Elon Musk já havia criticado a AI afirmando que a tecnologia é um dos “maiores riscos” para a civilização.
Apesar das fortes críticas do sul-africano, ele é um dos cofundadores da OpenAI. Musk saiu do conselho em 2018 e não tem mais participação na companhia.
Quem é o Future of Life Institute?
O Future of Life Institute é uma organização sem fins lucrativos com sede em Cambridge, Massachusetts, que faz campanha pelo desenvolvimento responsável e ético da inteligência artificial. Seus fundadores incluem o cosmólogo do MIT, Max Tegmark, e o cofundador do Skype, Jaan Tallinn.
A instituição já esteve no foco do debate sobre AI quando fez um pedido para que o laboratório de IA DeepMind, do Google, prometesse de nunca desenvolver sistemas letais de armas autônomas.
Chat GPT surpreendeu o mundo
No final de 2022, o Chat GPT surpreendeu o mundo com a sua capacidade de produzir respostas, com uma linguagem mais humana, as solicitações dos usuários. Em apenas dois meses, a ferramenta conseguiu acumular cerca de 100 milhões de usuários ativos mensais, tornando-se o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história.
Com uma quantidade absurda de dados, o Chat GPT consegue produzir desde conteúdos mais artísticos, como música e poesias em diversos estilos, até pareceres jurídicos em processos judiciais mais complexos.
- Quer saber como o desenvolvimento das AIs e o Elon Musk podem afetar os seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.