Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Bolsa de Nova York cai após Trump confirmar tarifas sobre México e Canadá

Bolsa de Nova York cai após Trump confirmar tarifas sobre México e Canadá

Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam em forte queda nesta segunda-feira (3), após a confirmação do presidente Donald Trump de que as tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá entrarão em vigor nesta terça (4). A notícia aumentou a preocupação dos investidores e ampliou as perdas acumuladas em fevereiro, levando o mercado para o vermelho no ano na bolsa de Nova York.

O S&P 500 caiu 1,76%, fechando em 5.849,72 pontos, registrando seu pior dia desde dezembro e acumulando uma queda de 0,5% no ano. O Dow Jones recuou 649,67 pontos, ou 1,48%, encerrando a sessão em 43.191,24 pontos.

Já o Nasdaq teve a maior queda percentual entre os três, perdendo 2,64% e fechando em 18.350,19 pontos. O desempenho do índice foi impactado pela queda de mais de 8% das ações da Nvidia, um dos papéis mais relevantes do setor de tecnologia.

Bolsa de Nova York: mercados reagem a anúncio de tarifas

As bolsas chegaram a operar em alta no início do pregão, com o Dow Jones subindo quase 200 pontos em seu pico diário. No entanto, os índices reverteram o movimento e despencaram após Trump reiterar que as tarifas seriam implementadas sem concessões para os parceiros comerciais dos EUA.

Publicidade
Publicidade

“Não há espaço para o México ou para o Canadá”, declarou o presidente na Casa Branca, ao lado do secretário de Comércio, Howard Lutnick. Trump reforçou que as tarifas começarão nesta terça-feira e que, a partir de 2 de abril, tarifas recíprocas poderão ser aplicadas.

Além das medidas contra os países vizinhos, o presidente assinou uma ordem para impor uma tarifa adicional de 10% sobre importações da China.

Expectativa frustrada

Os investidores esperavam que um acordo de última hora pudesse evitar a imposição total das tarifas. O aumento das tensões comerciais e a possibilidade de retaliações por parte do México e do Canadá ampliaram as incertezas sobre o crescimento econômico global, resultando em um movimento de venda de ativos de risco.

A forte queda da Nvidia também contribuiu para a pressão sobre o Nasdaq, refletindo a preocupação com o impacto das tarifas sobre o setor de tecnologia, que depende de insumos e cadeias de fornecimento internacionais.

Com as tarifas entrando em vigor nesta terça-feira, analistas avaliam que o mercado pode enfrentar mais volatilidade nos próximos dias, enquanto investidores aguardam sinais sobre o impacto das medidas na economia norte-americana.

Você leu sobre bolsa de Nova York. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!