A inflação segue em alta e se espalha, e a indústria e o varejo têm nova onda de reajuste nos preços. Estas são algumas das manchetes que permeiam o noticiário desta quinta-feira (28).
De acordo com o Valor Econômico, em relação à indústria e varejo, o cenário de novas pressões está mais evidente em produtos de linha branca, alimentos e bebidas, e mesmo em canais em que há maior competição, como o comércio eletrônico.
Em se tratando da inflação, a perspectiva entre economistas é que os preços seguirão pressionados, mesmo que o IPCA deste mês desacelere.
O jornalão informa, ainda, que na Porto, ênfase nos planos de saúde. A meta é que sua carteira de convênio médico salte dos atuais 350 mil para 1 milhão de usuários em 2025.
Já O Globo destaca que a inflação acelera e chega a 12% nos últimos 12 meses. IPCA-15, prévia de abril, é puxado por alimentos e combustíveis. Dado foi divulgado ontem.
O Estadão, por sua vez, informa que subsídio para plantio se esgota. Orçamento não prevê mais verbas; Plano Safra 2022/23 começa em julho e não tem recursos, sendo que a necessidade é de R$ 22 bilhões.
A Folha de S.Paulo destaca que contratadas em emergência, térmicas estão atrasadas. Usinas para garantir energia na seca deveriam passar a operar neste domingo.
O diário da Barão de Limeira traz ainda que o uso de opioides em alta no país acende alerta para vício.
- Tenha acesso ao e-book melhores investimentos 2022
Internacional
Conforme noticiado mais cedo pelo Euqueroinvestir.com, em Washington o presidente norte-americano Joe Biden limitará o tempo que ficará no jantar anual da Associação dos Correspondentes da Casa Branca no próximo sábado para restringir sua potencial exposição ao coronavírus, disse a secretária de imprensa, Jen Psaki, ontem.
Um dia depois de a vice-presidente, Kamala Harris, testar positivo para o vírus, Psaki disse que Biden não participará da primeira parte do evento, quando há o jantar em si, mas estará presente durante os discursos mais tarde. O evento no sábado será realizado pela primeira vez desde 2019 por causa da pandemia.
Na Europa, o presidente russo Vladimir Putin alertou o Ocidente sobre uma resposta “rápida como um relâmpago” a qualquer país que intervenha na guerra da Ucrânia e crie “ameaças estratégicas para a Rússia”.
Acontece que a Rússia chocou a comunidade europeia ao interromper o fornecimento de gás à Polônia e à Bulgária ontem, porque se recusaram a pagar o gás em rublos russos, como exigia Moscou.
Na Ásia, as vendas no varejo do Japão aumentaram mais do que o esperado em março, de acordo com dados do governo divulgados hoje. As vendas no varejo subiram 0,9% em março em comparação com o ano anterior, acima da previsão média do mercado de alta de 0,4%, segundo a Reuters.
O índice mais amplo da MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão foi negociado 1,13% mais alto.
- Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!