Mais lidas:
    Mais lidas:
      Café
      Home
      arrow-bc
      Investimento no Exterior
      arrow-bc
      Notícias
      arrow-bc
      Investir no exterior: foco em diversificação e crescimento patrimonial
      Notícias
      arrow-bc
      Investimento no Exterior
      arrow-bc
      Investir no exterior: foco em diversificação e crescimento patrimonial

      Investir no exterior: foco em diversificação e crescimento patrimonial

      Cláudia Zucare

      Cláudia Zucare

      18 Out 2024 às 14:08 · Última atualização: 18 Out 2024 · 5 min leitura

      Cláudia Zucare

      18 Out 2024 às 14:08 · 5 min leitura
      Última atualização: 18 Out 2024

      Siga-nos no
      Google News
      Google News

      Na última quinta-feira (17), Ícaro Ferreira, especialista da EQI Internacional, conduziu uma live que abordou a importância de investir no exterior, um tema de grande relevância para todos os profissionais e investidores que buscam expandir suas estratégias financeiras.

      O evento, parte de uma série de lives em comemoração ao Dia do Médico, ofereceu uma visão clara sobre os benefícios de diversificar os investimentos fora do Brasil.

      Ferreira destacou que o dólar, embora possa parecer volátil, mantém um valor estável ao longo do tempo, enquanto o real tem se depreciado em relação a ele.

      infográfico dólar x real
      Fonte: EQI Investimentos

      “O Brasil representa apenas 3% do PIB mundial, 2% da renda fixa e 1% da renda variável. Para se ter uma ideia, a Apple vale mais de 3 trilhões de dólares, enquanto toda a bolsa brasileira não chega a 1 trilhão”, afirmou.

      Essa realidade aponta para a necessidade de se considerar investimentos internacionais como uma forma de acessar mercados mais sofisticados e líquidos.

      Publicidade
      Publicidade

      Por que investir no exterior?

      Investir fora do Brasil não é apenas uma questão de aproveitar as taxas de juros atrativas do momento; é uma estratégia de diversificação fundamental.

      Ferreira ressaltou que alocar todos os recursos em investimentos brasileiros limita o potencial de crescimento. “Os investimentos internacionais representam o próximo degrau na escala evolutiva de um investidor”, enfatizou, destacando que, com a educação financeira crescendo no Brasil, é essencial que os investidores ampliem seus horizontes.

      Além disso, ele argumentou que, mesmo com juros mais elevados no Brasil, uma análise que considere o dólar em relação ao real e uma taxa de 4% ao ano pode resultar em retornos superiores aos investimentos domésticos. “Hoje, existem fundos entregando dólar + 6%”, disse Ferreira, ilustrando a atratividade do mercado americano.

      gráfico dólar + 4%
      Comparação dólar + 4% versus demais investimentos. Fonte: EQI Investimentos

      Quanto investir no exterior e a dificuldade do processo

      Uma das principais preocupações dos investidores é saber quanto do seu patrimônio deve ser alocado no exterior. Ferreira recomenda que essa decisão deve ser feita junto a um assessor financeiro, levando em conta o perfil de cada investidor.

      Também não é necessário ter tanto receio com o “sobe e desce” do câmbio. É possível ir fazendo aportes aos poucos, chegando a um preço-médio. “Não é preciso esperar o timing correto do câmbio; você pode investir aos poucos, equilibrando as cotações”, aconselhou.

      Apesar das vantagens, muitos ainda consideram o investimento no exterior como um processo difícil. As complexidades burocráticas e as obrigações fiscais, como a declaração de imposto de renda e o pagamento anual de 15% sobre ganhos de capital previstos pela nova legislação, podem desestimular alguns investidores. Contudo, Ferreira garante que as corretoras, como a Avenue que é parceira da EQI Investimentos, fornecem todo o suporte necessário para facilitar esse processo.

      Com cinco mil clientes já investindo em contas internacionais pela EQI, a mensagem é clara: investir no exterior é uma oportunidade imperdível para diversificação e proteção do patrimônio.

      Os ativos disponíveis vão desde renda fixa de bancos e empresas até ações, ETFs, REITs e fundos de investimento.

      “A diversificação com ativos no exterior é fundamental para a preservação do poder de compra e a construção de um portfólio robusto”, diz Ferrreira.

      Assim, com a educação financeira em ascensão, o investimento internacional se apresenta não apenas como uma opção, mas como uma necessidade para quem deseja potencializar seus resultados e acessar mercados mais promissores.

      4 aulas imperdíveis para você: tudo online e gratuito

      Para comemorar o Dia do Médico, a EQI Investimentos promoveu, ao longo da semana, 4 aulas especialmente pensadas para ajudar os profissionais da saúde (e todos que desejam aprender sobre planejamento financeiro) a formar e preservar patrimônio.

      Além de aprender sobre como investir no exterior, foi possível aprender também como organizar a vida financeira e garantir que o dinheiro trabalhe de maneira eficiente para você, permitindo até reduzir a carga de trabalho na semana. Conhecer os melhores ativos para fazer renda extra e formar patrimônio. E também ver, na prática, como ferramentas financeiras como previdência privada, seguro de vida e estratégias de sucessão patrimonial podem reduzir significativamente os impostos pagos e garantir um patrimônio maior e protegido no longo prazo. 

      Se você perdeu esses conteúdos e gostaria de assistir a todas as lives, ainda dá tempo! Clique no botão abaixo e tenha acesso! É online e gratuito!

      Dia do Médico

      Nesta sexta-feira (18) é celebrado o Dia do Médico. Você sabia que a data tem origem cristã? A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil se deve à Igreja Católica. A data é a mesma de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos.

      Os médicos também são celebrados nesta data em outros países de maioria católica, como Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia. São Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Em ordem cronológica, seu evangelho é o terceiro.

      Uma curiosidade: nos Estados Unidos, o Dia do Médico é celebrado em 30 de março, porque foi nessa data em 1942 que a primeira anestesia foi aplicada em um paciente. Já na Índia, a data é comemorada em 1 de julho, em homenagem ao médico Bidhan Chandra Roy, que nasceu neste dia. No Canadá, a comemoração é em 1 de maio, em homenagem a Emily Stowe, a primeira mulher médica do país.

      Você leu sobre investir no exterior. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!

      Cláudia Zucare null

      Cláudia Zucare

      Editora-chefe

      Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV, MBA em Finanças e Educação Financeira pela Unisinos, e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.

      O conteúdo foi útil para você?

      Buffett deixará a presidência da Berkshire Hathaway; Greg Abel será seu sucessor
      Recomendado pra você

      Buffett deixará a presidência da Berkshire Hathaway; Greg Abel será seu sucessor

      Potencialize o seu sucesso financeiro com a EQI Investimentos ao seu lado

      • Assessoria exclusiva
      • Acesso a +2.000 investimentos
      • Soluções personalizadas
      • Melhor pós-vendas do mercado

      Cadastre-se para falar com um especialista!

      Autorizo o envio das minhas informações de acordo com os termos de uso.

      Emoji de xícara de caféPara ficar por dentro das principais notícias que mexem com o seu bolso, inscreva-se na EuQueroInvestir News. Diariamente, no seu e-mail!Assinar
      Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade.