O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (11) manter inalteradas as suas três taxas de juro diretoras, em linha com as expectativas do mercado. A taxa de depósito permanece em 2%, enquanto a taxa de refinanciamento continua em 2,15% e a taxa de empréstimo em 2,40%.
Segundo comunicado, a decisão reflete a avaliação do Conselho do BCE de que a inflação da zona do euro está próxima do objetivo de médio prazo de 2%. As projeções do banco indicam inflação média de 2,1% em 2025, 1,7% em 2026 e 1,9% em 2027, números praticamente inalterados em relação às estimativas de junho.
“O Conselho do BCE está determinado a assegurar que a inflação estabiliza no seu objetivo de 2% a médio prazo. Seguirá uma abordagem dependente dos dados e reunião a reunião para decidir a orientação apropriada da política monetária”, afirmou o BCE em nota.
PublicidadePublicidade
“Projeta-se que a economia registe uma taxa de crescimento de 1,2% em 2025, o que representa uma revisão em alta face ao valor de 0,9% avançado em junho”, informou comunicado, acrescentando que as projeções para 2026 e 2027 são de 1% e 1,3%, respectivamente.
O Conselho reforçou que continuará avaliando a evolução da inflação e as condições econômicas antes de qualquer ajuste na política monetária.
Além disso, o BCE destacou que os programas de compra de ativos, inclusive o voltado para a emergência da pandemia, seguem sendo reduzidos gradualmente, após o fim dos reinvestimentos dos títulos vencidos.
Leia também: