Conhecer investimentos high grade é um dos principais pontos na montagem de uma composição patrimonial equilibrada. Ele ajuda a saber quais são os papéis mais confiáveis e aqueles que apresentam maior risco. Essa é uma forma muito eficiente de ter uma previsibilidade no recebimento das aplicações realizadas, pois se o investimento for muito arriscado, pode ser que o alto retorno esperado não seja obtido.
Este artigo mostra melhor o que são os investimentos considerados como high grade. Para isso, você lerá sobre rating e as agências de classificação de risco. Verá como as notas são atribuídas para enfim conhecer melhor o conceito de investimentos seguros e aplicações arriscadas.
Pronto para a leitura? Então continue!
O que é rating?
Em tradução literal do inglês, rating quer dizer avaliação. Na prática, o rating é uma classificação atribuída a algum ente econômico para deliberar sobre a sua capacidade creditícia.
Quem atribui uma nota de rating são as agências de classificação de risco. Por meio de um quadro pré-estabelecido, elas avaliam um determinado agente econômico e atribuem uma nota.
Essa avaliação servirá de base para investidores perceberem qual é o
risco em questão. Ou seja, por meio de uma nota é possível estimar o tamanho do risco associado e, consequentemente, a capacidade de honrar eventuais pagamentos.
Vale ressaltar que a nota de uma agência de classificação de risco pode ser dada a praticamente qualquer ente do mercado. Entre eles podemos citar títulos de investimentos, fundos, empresas e até mesmo países.
Quanto maior a nota, mais confiável é o destino dos investimentos. O contrário também é verdadeiro, eventualmente sendo compensado por um retorno maior.
Ou seja, vale aquela máxima de que quanto maior o risco, mais o retorno em potencial.
Um ponto importante a ser ressaltado é que as notas atribuídas por uma agência de classificação de risco não são imutáveis ao longo do tempo.
Elas podem sofrer variação para cima ou para baixo de acordo com novas avaliações que são feitas. E de fato é isso que acontece, com títulos, empresas e países variando seu grau de confiabilidade ao longo do tempo.
O que é risco de mercado? Entenda e saiba como se proteger
Quais são os tipos de rating existentes?
As agências de classificação de risco usam dois grandes grupos para atribuir suas avaliações. É a divisão conhecida como grau.
Esta se subdivide em outra classificação para acurar ainda mais a avaliação feita por um investidor, sendo conhecida como nota.
Acompanhe a seguir a explicação mais detalhada de cada um desses dois grandes grupos de avaliação de rating.
Grau
O primeiro tipo de rating existente classifica os agentes econômicos por meio de graus. E nesse quesito, a atribuição pode ser feita por grau especulativo ou grau de investimento.
Na primeira categoria, encaixam-se países e empresas que oferecem títulos de investimentos com alto risco. Isso decorre em grande parte pelas condições macroeconômicas e políticas apresentadas.
Países e empresas com alta dívida interna, taxas internas de juros muito elevadas e condições políticas instáveis geralmente recebem esse tipo de grau, indicando que o risco de fazer o investimento é considerável.
Já na contramão desse cenário, existe o grau de investimento. Um ente econômico é assim avaliado quando as condições apresentadas são de estabilidade, baixa dívida do país em relação ao PIB e taxas de juros baixas.
Vale novamente o raciocínio de que quanto maior o risco, maior deve ser o retorno esperado.
Nota
Já o rating atribuído na forma de nota nada mais é do que uma subclassificação do rating de grau explicado anteriormente.
Existe uma escala de notas concedida pelas agências de classificação que vão triplo A (AAA) até um único D, passando por alguns adicionais de sinal de mais (+) e menos (-).
Quanto maior a nota, mais confiável será o agente econômico, que pode ser representado por seus títulos de investimentos.
Apesar de ter algumas pequenas variações entre as agências de classificação, geralmente as notas que vão de triplo A até triplo B com adicional do sinal de menos (-) fazem parte do grau de investimento.
Já as notas com duplo B até um único D, passando por todos os tipos de notas C, integram o grau especulativo.
O que é um investimento high grade?
Finalmente chegamos à parte que explica o que é um investimento high grade. Eles nada mais são do que as aplicações com maior segurança, baseado nos aspectos analisados pelas agências de classificações.
No entanto, é necessário que não se confunda um investimento high grade com o grau de investimento. Supor que qualquer nota pertencente a esse grupo pode ser considerado high grade é uma ideia equivocada.
Dessa forma, vale ressaltar que para ser considerado como high grade, um investimento precisa ter uma nota que vai de triplo A até duplo A.
Sendo assim, um ente que recebeu uma nota single A, por exemplo, faz parte do grupo conhecido como grau de investimento. No entanto, não pode ser considerado high grade, pois está fora dessa faixa de atribuição.
De uma forma geral, existem características básicas que fazem parte de todo tipo de investimento hig grade. Uma delas é um ótimo controle do nível de endividamento, nunca permitindo que ele seja extrapolado.
Outro ponto fundamental é o histórico de desempenho do país ou empresa no que se refere ao retorno ao seus investidores.
É preciso que seja constatada uma certa consistência ao longo do tempo, pois isso traz credibilidade e confiança nos títulos oferecidos.
Por fim, o nível de capitalização é muito importante. Agentes econômicos high grade apresentam alta capitalização, indicando robustez econômica e solidez de investimento.
Evidenciar o que é um investimento high grade é muito importante para balizar as decisões de investimentos de um portfólio de ativos. No momento de alocá-los, saber o grau de confiabilidade dos papéis se torna mais importante do que nunca. Assim, os graus e notas atribuídos pelas agências de classificação ajudam o investidor a montar o melhor portfólio possível que vise o ganho no longo prazo. De nada adianta adicionar apenas risco sem ter uma segurança adequada para o patrimônio que servirá para alcançar a independência financeira mais tarde.
Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!