Olá, aqui é o Felipe Paletta, analista da Monett e hoje vou falar sobre seu segundo imóvel, FIIs e Reits.
Para começar, é muito fácil entender porque amamos investir em imóveis.
Temos a sensação de que sabemos tudo sobre eles.
Tão seguro… Tão tangível…
Freud diria que isso tem a ver com o nosso primeiro suspiro em um prédio de hospital, pelos passeios de final de semana no shopping ou pelas memórias que cultivamos sob um teto.
Imóveis são templos de relacionamento social. O símbolo maior da preservação da espécie.
Do João-de-barro ao formigueiro, o abrigo nos garante segurança e liberdade para tomar decisões que nos permitam prosperar.
Mas é preciso separar nossas paixões da razão na hora de investir.
O primeiro imóvel
Costumo dizer que o primeiro imóvel é uma decisão parcialmente financeira.
É financeira porque a compra de um imóvel deve ser racional. Deve-se comprar por menos do que vale, em uma boa localização e, sobretudo, caber dentro do seu orçamento ou limite de risco. Quase todo o resto é emocional e – como dizem hoje em dia – é sobre isso e tá tudo bem.
Dito isso, preciso te dizer que o meu papo aqui é outro.
Quero trazer para você ideias de investimento para o seu segundo imóvel. Aquele imóvel que tem por objetivo trazer renda e valorização de longo prazo.
Estou falando sobre decisões estritamente financeiras.
O segundo imóvel
Aqui, teremos espaço para falar tudo sobre Fundos Imobiliários no Brasil e no exterior (Reits) e – por que não – estratégias para ter sucesso com compras e vendas diretas.
Quero te mostrar que investir em imóveis vai muito além da compra de uma casa, um apartamento ou uma pequena sala comercial.
É possível obter retornos superiores a esses tradicionais investimentos sem toda a burocracia, o risco e a ineficiência tributária envolvidos na compra e venda de imóveis individuais.
Engana-se quem acredita que os bilionários da tecnologia e das criptomoedas preservam seus patrimônios em ativos digitais.
Sabemos que imóveis são ativos fenomenais para proteção contra a inflação. Convivemos com inflação no passado e estamos vivendo isso novamente.
Posso te dizer com segurança que a carteira de investimentos dos multimilionários sempre contemplou e continuará contemplando ativos reais, tangíveis e capazes de dar segurança ao que foi conquistado.
Como disse uma vez o ex-presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt:
“Imóveis não podem ser perdidos ou roubados, nem podem ser levados. Adquiridos com bom senso, pagos integralmente e administrados com cuidado razoável, é o investimento mais seguro do mundo.”
Somos todos apaixonados por imóveis.
O meu objetivo aqui, portanto, é transformar essa paixão em dinheiro.
Por isso, quero trazer algumas ideias para você investir bem em imóveis.
Uma delas são os Reits.
Reits: os imóveis mais rentáveis do mundo
Os REITs são ações norte-americanas que investem nos mais icônicos e rentáveis imóveis ao redor do mundo. É possível começar investindo pouco e de forma acessível, sem sair do Brasil.
Ah, e não consegui me conter e deixei nesse e-book 3 REITs para você investir agora. Um deles já está se valorizando bastante, mas há muito para colher ainda. Então corre lá.
- Clique aqui para baixar seu e-book!
Vejo vocês na semana que vem!
Por Felipe Paletta, analista da Monett.