A Volkswagen confirmou que vai lançar um novo carro elétrico acessível, com preço inicial de € 20.000, para o mercado europeu em 2027. A informação foi dada pelo presidente da marca, Oliver Blume, que destacou a necessidade de reduzir os custos das baterias para atingir esse valor competitivo.
O novo modelo será o primeiro da linha Volkswagen a incorporar um software desenvolvido em parceria com a Rivian, fabricante norte-americana de veículos elétricos. Essa tecnologia permitirá a redução do número de unidades de controle eletrônico e de fiação, diminuindo o peso do carro e tornando sua montagem mais simples e barata.
Até 2027, a Volkswagen planeja lançar oito novos modelos elétricos de baixo custo, incluindo o ID.2, previsto para este ano, com preço de € 25.000. A estratégia busca competir com modelos acessíveis já disponíveis no mercado europeu, como o Dacia Spring e o Leapmotor T03, além de novos lançamentos como o Renault R5, o Fiat Grand Panda e o Hyundai Inster.
Disputa no mercado europeu
A Volkswagen tem adotado medidas para reduzir custos e aumentar sua competitividade diante do avanço das montadoras chinesas no mercado europeu. O desenvolvimento de veículos elétricos mais baratos faz parte dessa estratégia.
A montadora chegou a negociar com a Renault uma parceria para a produção de um modelo elétrico acessível baseado no Twingo, mas as tratativas fracassaram no ano passado. Assim, a Renault seguirá sozinha no lançamento desse modelo, previsto para 2026.
Com os investimentos em novos modelos e a adoção de tecnologias que simplificam a produção, a Volkswagen busca consolidar sua posição no segmento de veículos elétricos acessíveis e manter sua relevância no mercado europeu.
Você leu sobre Volkswagen e Carro Elétrico. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!