Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
EQI Research
Notícias
CRA São Salvador: vale a pena investir? Confira análise da EQI Research
Oferecido porEQI Research

CRA São Salvador: vale a pena investir? Confira análise da EQI Research

A EQI Research divulgou relatório sobre análise de crédito e o ativo em avaliação agora são os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da São Salvador Alimentos (SSAL3). A empresa, por meio de uma securitizadora, colocou no mercado um volume total que chega a até R$ 450 milhões em ativos do tipo, em três séries.

Os vencimentos dos papéis de primeira série são de seis anos, com taxas de 106,5% ao ano. Os de segunda série possuem vencimento em sete anos e taxas DI em janeiro de 2029 + 0,7% ou 11,10%. Já para os de terceira série, o vencimento é de dez anos, com taxa de IPCA+6,50% ou NTN-B33 + 0,85% ao ano.

A casa de análise avaliou que a emissão tem a seu favor um cenário positivo para produtores de frango, com oferta e demanda globais equilibrados; margens que devem apresentar melhora com a queda nos preços de milho e competição doméstica mais racional; e análise de crédito (rating) prévia considerada positiva, sendo de AA+ pela S&P.

Porém, no lado negativo, a operação da companhia é concentrada apenas em Goiás, então acaba ficando suscetível a eventos na região. Como o ciclo de frango tem duração curta, o cenário pode mudar rapidamente. Por fim, diz a casa de análise, há exposição a preço de commodities, ou seja, uma eventual alta no preço de milho pode afetar significativamente as margens da empresa.

Duration x Spread sobre IPCA: CRA São Salvador Alimentos
Duration x Spread sobre IPCA

Recomendações para o CRA São Salvador Alimentos

Entre os pontos positivos para este investimento, listados pela EQI Research, está o bom perfil de crédito. “Apesar de a alavancagem ter aumentado nos últimos anos, ainda está sob controle e em patamares considerados saudáveis, com alavancagem de 2,2x Dívida Líquida/EBITDA e um índice de cobertura de juros (EBITDA / Despesas Financeiras) de 5,5x”, indica.

Publicidade
Publicidade

Porém, a EQI Research não acredita que a taxa seja muito atraente, uma vez que os principais pares que têm perfil de crédito superior ao da SSA negociam a taxas similares. “Entendemos que a companhia deveria pagar prêmio em relação aos seus principais comparáveis listados (BRF e JBS)”, diz trecho do relatório.

O que é a São Salvador Alimentos

A indústria goiana São Salvador Alimentos (SSAL3) é uma empresa que atua principalmente como produtora de carne de frango no Brasil e no exterior. Internamente, a empresa atende 14 estados, além de 38 países no mercado externo. A atuação é feita por meio de duas marcas: Super Frango e Boua.

Com mais de 40 anos de história, a empresa conta com uma centena de produtos variados, à disposição de mais de 23 mil clientes por mês no Brasil em 14 estados, mais o Distrito Federal, e em 38 países de quatro continentes.

O que são os CRAs?

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são títulos de crédito emitidos por securitizadoras a partir de créditos originados no agronegócio. Funcionam de forma semelhante aos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), mas ao invés de lastrear os títulos em créditos do mercado imobiliário, os CRAs lastreiam em créditos do agronegócio.

Basicamente, uma securitizadora compra os direitos de recebimento de uma instituição financeira, como um banco, que por sua vez emprestou dinheiro para empresas do agronegócio. A securitizadora então emite os CRAs, que são vendidos para investidores no mercado financeiro. Os pagamentos feitos pelas empresas do agronegócio são repassados aos detentores dos CRAs na forma de juros, geralmente em parcelas mensais ou trimestrais.

Os CRAs são considerados investimentos de Renda Fixa e costumam oferecer rentabilidades atrativas, especialmente para quem busca diversificar sua carteira com ativos relacionados ao setor do agronegócio. Porém, como em qualquer investimento, é importante avaliar os riscos envolvidos, como a inadimplência dos devedores agrícolas e as condições do mercado agrícola.

Como investir em CRA?

Para investir em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), o investidor pode seguir alguns passos básicos:

  • Abrir uma conta em uma corretora de valores: Para investir em CRAs, você precisará de uma conta em uma corretora de valores mobiliários autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a operar no mercado de capitais brasileiro.
  • Analisar as opções disponíveis: As corretoras costumam oferecer uma variedade de CRAs emitidos por diferentes securitizadoras e lastreados em diversos tipos de créditos do agronegócio. Analise as opções disponíveis, considerando aspectos como prazo, rentabilidade, rating de crédito e setor agrícola ao qual estão relacionados.
  • Realizar a compra: após escolher o CRA no qual deseja investir, o investidor pode realizar a compra através da plataforma da corretora. Geralmente, esse processo é bastante simples e pode ser feito de forma online.
  • Acompanhar o investimento: uma vez feito o investimento em CRA, é importante acompanhar periodicamente o desempenho do investimento, verificando os pagamentos de juros e a evolução do valor de mercado dos títulos.

É sempre recomendável que seja feita uma análise detalhada das condições do CRA em que pretende investir, incluindo a saúde financeira da securitizadora, a qualidade dos créditos agrícolas que lastreiam o título e os riscos associados ao setor agrícola em questão. Além disso, considere diversificar os investimentos para reduzir os riscos específicos de cada ativo. Se tiver dúvidas, é bom buscar orientações profissionais com assessoria de investimentos, como a EQI Investimentos.

Você leu sobre o CRA São Salvador Alimentos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!