Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
União Europeia aprova pacote de socorro de 750 bilhões de euros

União Europeia aprova pacote de socorro de 750 bilhões de euros

Depois de quatro dias de reuniões duras, finalmente a União Europeia chegou a um acordo, na madrugada desta terça-feira (21), sobre o socorro de 750 bilhões de euros para o bloco econômico.

Enquanto 390 milhões de euros serão destinados aos países mais atingidos, como Itália e Espanha, outros 360 milhões ficarão disponíveis como empréstimo.

Será a primeira vez que a União Europeia emitirá uma dívida conjunta.

“Conseguimos! A Europa é forte”, comemorou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, segundo a CNBC. Ele, no entanto, admitiu que as negociações foram duras. “São tempos muito difíceis para todos os europeus”, afirmou.

A aprovação do pacote foi por unanimidade, como exige a União Europeia. E representa uma vitória da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente francês Emmanuel Macron. Eles estavam empenhados em convencer todos os países da necessidade de atuação conjunta.

Publicidade
Publicidade

Holanda, Áustria, Dinamarca e Suécia, os chamados “quatro frugais” se opunham à doação aos países mais atingidos. Para convencê-los, foi necessário reduzir de 500 milhões de euros para 390 milhões de euros a ajuda disponibilizada via subsídios.

A decisão também ajuda a estreitar os laços entre os 27 países que compõem a União Europeia,  desgastada desde a saída do Reino Unido.